O prefeito Barjas Negri (PSDB) reuniu, nesSe final de semana, o grupo de trabalho da saúde para discutir a evolução da Covid-19 na cidade. A sua preocupação foi com o crescimento de casos confirmados nos últimos dias 30, saltando de 34 no dia 18 de abril, para 297 casos ontem (18). Ou seja, um crescimento de 773%. Ficou decidido que a Prefeitura de Piracicaba intensificará as campanhas educativas, principalmente pelas rádios e a mídia social.
O secretário municipal de Saúde, Pedro Mello, foi quem apontou os números, corroborando com a preocupação do prefeito que há na cidade um crescimento enorme dos casos positivados. Ele também enfatizou que, apesar do número de mortes ser baixo (17) e o número de leitos ainda atender à demanda de casos que precisam de internação, a população continua não cumprindo o isolamento, o que vai contribuindo para o aumento dos casos.
O prefeito lembrou que, infelizmente, a União se mostra ausente na coordenação das ações em nível federal, envolvendo estados e municípios, Por isso, ele reivindicou à Frente Nacional de Prefeitos a discussão de uma campanha educativa em nível nacional para toda a população, principalmente sobre a importância do isolamento social, da higienização e das medidas protetivas. “Os prefeitos e governadores têm encontrado dificuldades para convencer as pessoas da necessidade do isolamento”, disse Barjas.
O coordenador de Vigilância Sanitária, Moisés Taglieta, observou que, mesmo frente a todos os esforços da Secretaria Municipal de Saúde e de outras pastas, a população não é convencida da necessidade do isolamento. “Por causa do uso obrigatório da máscara, as pessoas estão se sentindo protegidas e saem às ruas. Mas a máscara é uma das defesas. Neste momento de pandemia, o mais importante é o isolamento e as pessoas se manterem distantes umas das outras”, recomendou Taglieta.
Flávia de Sá Molina, superintendente de Urgência e Emergência, mostrou-se preocupada com os números em Piracicaba, apesar de ressaltar o número baixo de mortes e de pacientes internados. Mas ela lembra que cresce diariamente o número de pessoas com síndromes gripais que são atendidas no Centro de Atendimento do Coronavírus – Piracicamirim. Ela também defendeu intensificar as campanhas e insistir para que as pessoas fiquem em casa, porque o aumento dos casos positivados vai “pesar” lá na frente nas vagas de internação em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva).
Nessa segunda, o prefeito Barjas Negri lamentou a baixa adesão da cidade ao isolamento. Os números, segundo ele, são baixos, considerando que o ideal é em torno de 70%, sendo aceitável algo perto de 60%. Na última sexta (15), por exemplo, esse índice foi de 48%. No sábado (16), 45%, e no domingo (17), 48%. “Esses números preocupam, porque mostram que as pessoas estão circulando e com isso se expondo ao vírus”, comentou Barjas.
A estratégia de comunicação, conforme combinado com o grupo de trabalho da saúde, foi de usar as rádios para levar a mensagem às pessoas da necessidade de ficar em isolamento, com entrevistas com Pedro Mello, Moisés Taglieta e Flávia de Sá Molina. Também serão preparados novos postes para a mídia social e também pequenos vídeos sobre o isolamento social.
O prefeito se dispôs também a gravar mensagem de vídeo para divulgação na mídia social alertando as pessoas, mais uma vez, da baixa adesão ao isolamento e ao aumento do número de casos. Os vídeos serão postados na rede do prefeito Barjas Negri, pedindo que as pessoas fiquem em casa.
Covid-19: número cresce mais de 700% em um mês
19 de maio de 2020