Sementes e mudas – Engenho Central recebe a XII Feira de trocas

No próximo sábado, 2, das 8h30 às 17h, acontece no Engenho Central, em Piracicaba, a XII Feira de trocas de sementes e mudas crioulas, orgânicas e biodinâmicas do estado de São Paulo. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita, e contará com a participação de agricultores, povos tradicionais, indígenas, estudantes e profissionais de diversas regiões do estado de São Paulo.

A programação é variada e reúne atrações culturais, palestras, rodas de conversa e oficinas, além da conhecida feira de trocas com sementes coloridas e mudas de espécies. As sementes crioulas, chamadas também por semente da paixão e semente da liberdade, mantêm a variabilidade genética, podem ser reproduzidas pelos agricultores e se adaptam a diversos locais, de forma a garantir a conservação das espécies frente às mudanças climáticas.

ATIVIDADES — As oficinas abordarão: Produção de mudas de plantas medicinais; Elaboração de iscas e ninhos para abelhas solitárias; Princípios básicos da produção de sementes biodinâmicas; Qualidade de sementes crioulas; e Muvuca de Sementes é com muvuca de gente.

As rodas de conversa abordarão os temas: Legislação municipal ligada a produção de sementes crioulas – Caso de Andradina; História da segurança alimentar e nutricional no Brasil; Iniciativas agroecológicas na região de Piracicaba; e Visita técnica a produção de sementes crioulas.

Acontecem como atividades concomitantes: Feira gastronômica; Feira de livros; Doação de mudas; Testagem de material/sementes; Stands de parceiros; Programação cultural; Atividades para crianças.

A Feira é realizada pela Rede de Agroecologia do Leste Paulista, Associação Biodinâmica, Prefeitura Municipal de Piracicaba/Secretaria de Agricultura e Abastecimento, NEPAS/UFSCar, Itesp/SAA e Cati/SAA. São apoiadores: Instituto de Pesquisas Ambientais – IPA, Secretaria da Ação Cultural, Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Secretaria de Obras e Zeladoria, Secretaria Municipal de Água e Esgoto, Escola Waldorf Novalis, IPÊ/Projeto Semeando Águas, Mutirão Agroflorestal, Nace-Pteca/Esalq/USP, Instituto Agronômico de Campinas – IAC Prefeitura Municipal de Cordeirópolis, Projeto Corredor Caipira, Comsea, Unicamp, Vila Sabará, Caminho da Semente, GADE e ASPTA.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima