A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, esteve nesta sexta-feira (25) no Coworking – CREA, situado na Aeap (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba), em reunião com a nova diretoria da Amoporto (Associação dos Moradores e Restaurantes da Rua do Porto) para discutir projetos e oportunidades para a Rua do Porto, que se consolidou como o principal cartão-postal de Piracicaba por suas características ambientais, culturais e turísticas.
Participaram da conversa o presidente da entidade, Israel Martins, os membros Marcos Casarotti, Adail Pinto Filho e Reginaldo Rosolen e o integrante do mandato coletivo A Cidade é Sua, Pablo Carajol. A vereadora apresentou o projeto de lei complementar 3/2023, de sua autoria, que tem por objetivo garantir os parâmetros mínimos de proteção das áreas de preservação permanente nas mesmas faixas marginais definidas no Código Florestal (lei federal 12.651/2012).
Na reunião, houve a avaliação de que o projeto não interfere em áreas já consolidadas e construídas, uma vez que a alteração proposta à lei complementar de uso e ocupação do solo visa impedir que novos parcelamentos venham a suprimir a vegetação nativa que ainda resta nas faixas marginais dos cursos d’água.
Eventuais reformas e empreendimentos também poderão beneficiar a qualidade do meio ambiente natural, cultural e paisagístico, por meio de contrapartidas que podem ser acordadas, caso a caso, durante o processo de aprovação dos projetos na Prefeitura, com isso garantindo “a proteção do rio Piracicaba e a vitalidade da Rua do Porto, em todo o seu potencial de integração social, lazer, esporte e cultura”, conforme destacou Silvia Morales, acrescentando que, além do projeto, “outras oportunidades poderão ser discutidas”.
A vereadora, que é engenheira civil e urbanista, colocou-se à disposição para contribuir com a Amoporto “na construção de ações que valorizem cada vez mais um espaço que é tão relevante em nosso município”.