Prefeitura intensifica prevenção contra acidente com escorpião

Ações de orientação acontecem ao longo do mês com agenste de saúde indo de casa em casa

 

Vigilância Epidemiológica (VE) de Piracicaba aponta que, neste ano, foram registradas 742 ocorrências de picada de escorpiões na cidade, com um óbito

 

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, está intensificando, nesta semana, o trabalho para prevenção de acidente por escorpião e atendimento das pessoas que sofrem picadas. “Vamos entregar material educativo nas salas de puericultura em todas as Unidades de Atenção Básica. Os agentes comunitários de saúde vão passar nas residências com crianças menores de 12 anos e fazer as devidas orientações, além de irem nas escolas”, detalha o secretário Douglas Koga.

O trabalho realizado pela SMS é feito pelas equipes da Vigilância Epidemiológica, Departamento de Sinantrópicos do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e do Departamento de Atenção Básica (DAB). Nesta semana, o corpo técnico da pasta participa da 2a Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpionismo, que começou ontem, 28, e segue até sexta-feira, 1o, com o tema “Com escorpião não se brinca: prevenção de acidentes e socorro rápido à criança”.

A atividade é idealizada pelo Governo do Estado de São Paulo e todos os municípios paulistas foram convidados a participar e intensificar ações que visam divulgar amplamente o tema, com o intuito de mobilizar a sociedade para ações de prevenção de acidentes e conhecimentos em relação ao socorro, principalmente, em casos que envolvem crianças.

O secretário reforça que em caso de picada com escorpiões, a orientação é procurar atendimento médico, imediatamente, em um pronto-socorro mais próximo do local da ocorrência. “No caso de crianças até 10 anos, devem ser encaminhados diretamente à Santa Casa de Piracicaba ou à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Cristina, que são referência neste tipo ocorrência”, completa.

Segundo a Vigilância Epidemiológica (VE) de Piracicaba, de janeiro até 24/08 deste ano, foram registradas 742 ocorrências de picada de escorpiões na cidade, com um óbito. No mesmo período de 2022 foram registrados 841 acidentes, sem óbito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima