Congresso da CUT – Bebel apresenta moção ao governo federal pela UFSCar em Piracicaba

A deputada Professora Bebel discursa durante o congresso estadual da CUT. Crédito: Divulgação

Evento marcou os 40 anos da CUT, a principal central de trabalhadores do país; congresso foi realizado na Praia Grande

 

 

 

A segunda presidenta da Apeoesp, a deputada estadual Professora Bebl (PT) apresentou moção no Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT), direcionada ao governo federal, propondo a extensão da UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) em Piracicaba, no antigo campus da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), que foi desativado no início deste ano pela Rede Metodista. O congresso da CUT, que marcou os 40 anos da entidade, considerada a principal central de trabalhadores do país, teve como lema “Luta, direitos e democracia que transformam vidas!”, aconteceu neste último final de semana, na cidade de Praia Grande, e a deputada Bebel fez questão de destacar a importância da extensão da UFSCar em Piracicaba, como forma de garantir novos cursos para formação para professores e outras profissões, e a possibilidade da formação de qualidade para os filhos e filhas da classe trabalhadora de toda Região Metropolitana de Piracicaba.

A moção aprovada no Congresso da CUT, com a finalidade de fortalecer a luta em prol da expansão da UFSCar para Piracicaba, é direcionada ao presidente Lula, assim como à Casa Civil, ao Ministério da Educação e ao Ministério da Fazenda. Bebel diz que o Congresso da CUT. “Sem dúvida, a aprovação desta moção neste congresso, que marca os 40 anos da central, é uma importante manifestação da classe trabalhadora para que o Estado de São Paulo conquiste a ampliação de uma universidade federal, que muito poderá contribuir para o desenvolvimento do Estado”, disse Bebel.

A deputada inclusive vem fazendo diversas ações voltadas a garantir a universidade federal em Piracicaba. Bebel já levou essa reivindicação ao presidente Lula em audiência em Brasília, no dia oito de março, que inclusive protocolou o seu pedido primeiro semestre deste ano.  Além disso, a deputada Professora Bebel levou esta reivindicação diretamente ao ministro da Educação, Camilo Santana, em audiência que teve no dia 13 de abril, sendo que  a partir disso determinou a criação desta comissão interministerial. Naquela audiência, o ministro da Educação disse: “se tem campus, tem que ter universidade”.

 

ALCKMIN — A ideia de instalar um campus da Ufscar foi apontada, inclusive, pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, em encontro em São Paulo, no último dia 17 de junho, agendado pela deputada Bebel, que reuniu o presidente do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), Erick Gomes, e diretores da entidade.

mespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, deMaterial Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), Erick Gomes, que participou da reunião acompanhado do diretor financeiro da entidade Gilberto Felippe, justamente com a finalidade de propor ações voltadas ao desenvolvimento industrial da região de Piracicaba Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de

Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), Erick Gomes, que participou da reunião acompanhado do diretor financeiro da entidade Gilberto Felippe, justamente com a finalidade de propor ações voltadas ao desenvolvimento industrial da região de Piracicaba

TAQUARAL — Bebel explica que trabalha pela instalação de uma universidade federal porque a desativação do campus Taquaral pela Unimep deixou um vazio para milhares de jovens, tanto dos 24 municípios que compõem a Região Metropolitana de Piracicaba, como de outras regiões do Estado de São Paulo, assim como do Brasil, que pretendem cursar uma universidade. O campus Taquaral da Unimep chegou a ter mais de 50 cursos universitários, tanto de graduação como de pós-graduação, e pelo menos 15 mil alunos. “Foi deixado um vazio com a desativação do campus Taquaral que precisa ser preenchido para garantir uma universidade na cidade”, completa a parlamentar.

40 ANOS DA CUT — A CUT foi fundada em 28 de agosto de 1983 pela vontade soberana de 5.059 delegados e delegadas que participaram do 1º Congresso Nacional da Classes Trabalhadora, em São Bernardo do Campo e a Apeoesp é uma das milhares de entidades filiadas à central. “ A CUT nasceu para consolidar o que foi debatido e deliberado dois anos antes, na Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), realizado em 1981, no Sindicato dos Têxteis, na Praia Grande, a cidade que agora acolhe o início das comemorações pelos 40 anos da Central. A história da CUT se confunde com a história da Apeoesp, sindicato em que hoje estou como segunda presidenta”, destacou Bebel em suas redes sociais.

Nesse congresso da CUT, foi eleita a sua nova diretoria estadual, que tem como presidente Raimundo Suzart, dos químicos.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima