A Câmara Municipal de Piracicaba realiza hoje (25), às 19h30, reunião solene para comemorar o centenário da República Copacabana, no Salão Nobre Helly de Campos Melges. A proposta da homenagem é do vereador Acácio Godoy (PP), autor do requerimento 545/2023.
As homenagens serão entregues aos ex-moradores Édson Gil de Oliveira, Octávio Nakano, Vitor José Betin Cicolin, Rodrigo José Sorgatto e Rafael Vassolér Torres, além de Lázara Aparecida Mendes, que trabalhou na república por 40 anos, e Rosângela Maria José, que trabalha há mais de 15 anos.
Criada em 1923 para abrigar estudantes da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), da Universidade de São Paulo, a Copacabana é considerada a república mais antiga da cidade. Seu nome faz alusão ao hotel homônimo no Rio de Janeiro, fundado no mesmo ano. “Ela foi fundada numa época diferente, quando só estudavam na Esalq alunos com maior poder aquisitivo e que moravam predominantemente em repúblicas”, explica o vereador Acácio Godoy, no texto do requerimento que deu origem à solenidade.
Atualmente, a república tem como moradores Renato Barros de Oliveira (apelido Das Côv), Marcos Velludo Junqueira Filho (Bok-D), Murilo Titoto Paiva (Poupa), Felipe Quinilato Baldessin (Pororók), Eduardo Procheira Stechman (Pramiu) e Nicholas Scampini (Mu-q-k).
A reunião solene será transmitida ao vivo pela TV Câmara, no canal 11.3 UHF da TV digital aberta, além dos canais por assinatura 4 da Net / Claro e 9 da Vivo Fibra. Haverá transmissão simultânea nos perfis da Câmara no Facebook e YouTube, assim como no site camarapiracicaba.sp.gov.br. O público poderá acessar pelo prédio principal na rua Alferes José Caetano, 834.