Avalanche de conhecimento

 

Elda Nympha Cobra Silveira

 

Qualquer pessoa ativa sabe que alguma coisa incomum está acontecendo com o planeta Terra.

Estamos vivendo aceleradamente e parece que isso nunca aconteceu anos atrás.  Existe o excesso demográfico de pessoas e talvez em poucos anos dobraremos a população.

Foram coletados desde (3.800 A.C) por quase 5.800 anos até 1.900 a 1950 e o nosso conhecimento dobrou. Fomos aprendendo devagar e sempre.

Em 5.800, foram levados para aprender em determinada quantidade, depois de cinquenta anos dobrou. Em 1970 mil foram levados para aprender uma determinada quantidade. Depois de 50 anos dobrou. Em 1970 duplicamos de novo. Depois de mais dez anos, lá pelos anos de 1980 dobrou novamente. Então em poucos anos foi dobrando tudo rapidamente.

Nem a Nasa estava conseguindo se adaptar ao progresso tão célere.

Hoje qualquer computador doméstico está muito potente. A vida no nosso planeta está se acelerando mais e mais rápido!

Nossa imaginação não apreende o por que dessa aceleração tão rápida agora!

Por isso precisamos nos preparar para as mudanças que ocorrerão.

Einstein descobriu a relatividade, Graham Bell o telefone, Tomas Edison lâmpadas incandescentes, Isaac Newton, a gravidade, Charles Darwin, evolução biológica por seleção natural, Santos Dumont o avião, depois vieram os robôs, helicóptero, planador com asas, máquinas voadoras, drones, paraquedas, foram tantos conhecimentos que depois que os astronautas foram até a lua em 1969, daí em diante todo conhecimento foi se acelerando, e estão se preparando para irem a Marte e outros planetas onde seja possível a vida parecida com a nossa,  com água, oxigênio e outros componentes  à vida.

Nós, seres humanos, temos as capacidades biológicas de séculos atrás, então existe dificuldades para nos adaptarmos nessa velocidade de novas informações que superam as novidades de ontem porque já caíram com outras mudanças, e nosso intelecto não está preparado ainda, porque são muitas as informações tornando-se difícil acompanha-las.

Para o idoso então é caótico! Eles não estão ainda preparados para tanta novidade!

Temos feito compras e outro benefícios como fazíamos há uns dez anos atrás? Não, não é?

Pois hoje podemos pedir a entrega de muitas compras pela internet e chega na nossa porta, ou dentro da cozinha se for alimentos.

Tanto as farmácias, comidas prontas por delivery, basta pedir e pagar com Pix.  Na época da quarentena então, se tornou imprescindível essa nova tecnologia, porque foram restringidas as saídas de casa pelo medo de apanhar o vírus Covid 19.

E quanto as relações de trabalho, foi modificada, podendo-se trabalhar no recesso do lar aumentando as relações familiares antes tão precárias, cuidando melhor dos seus filhos e, estando mais presente, só poderá ser positiva. O avanço da tecnologia facilita nosso dia a dia.

O mundo ao nosso redor ampliou, e as empresas precisam melhorar o jeito de servir seus fregueses e a indústria seus produtos, isso afeta também a parte econômica, porque os dados pela informática são sem erros. Imaginem anos atrás, era na caderneta, passível de erro enorme.

Há também aspectos negativos na rede de internet como fake news, mentirosas, perigosas, invasão da nossa privacidade, e papos de perfiz sem conteúdo, com felicidades falsas, e venda de produtos falsos. O perigo é esse, passar a vida real para a virtual e sem filtro.

Ela pode ir mudando nosso modo de pensar e agir afetando o cérebro até de crianças e adolescentes, seguindo modelos impróprios e sem valor moral. Também os jovens não devem ficar com o celular na mão por horas a fio, aliás ficam dependente deles.

Afastam-se da sociedade, se isolam, até quando estão num restaurante! Num bate papo!

______.

Elda Nympha Cobra Silveira, artista plástica, escritora e membro da APL, GOLP, CLIP; e-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima