Ceta – Companhia abre vagas para curso de improvisação cênica

 

Juliana Calligaris ministrará o curso Interpretação – Rasaboxes

Cursos serão ministrados sempre às segundas-feiras, das 19h às 22h, na Sala 2 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto

 

 

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e da Ceta (Companhia Estável de Teatro Amador de Piracicaba), em parceria com a Poiesis (Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura), abre vagas gratuitas para dois cursos, Improvisação Cênica e Interpretação – Rasaboxes, que acontecem em quatro encontros cada curso na Sala 2 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto.

Improvisação Cênica acontece às segundas-feiras, de 28/8 a 25/9, das 19h às 22h, com coordenação da artista Vivian Trivelin, e Interpretação será ofertado também de segunda-feira, de 2/10 a 30/10, das 19h às 22h, com coordenação de Juliana Calligaris.

As inscrições devem ser feitas por meio do link https://forms.gle/g2cGE4qWRrnrdDHcA. As vagas são limitadas e a presença em todos os encontros é obrigatória. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, até completar o número de vagas disponíveis (40). A idade mínima para participar é 16 anos.

O objetivo do curso Improvisação Cênica é democratizar os conhecimentos entre artistas da cena, nos estudos de improviso cênico e possibilitar com que artistas cênicos desenvolvam a expertise de improvisação como uma ferramenta cênica a mais em seu repertório, além de desenvolver uma escuta profunda entre coletivos artísticos e o seu público.

Vivian Trivelin é bailarina, artista da dança, pesquisadora das artes do corpo e educação somática. É diretora do Núcleo Corpoesia, onde já dirigiu diversos espetáculos, além de especialista em atividade motora adaptada.

Já os exercícios Rasaboxes visam a expressão pessoal e muito singular de cada rasa individualmente por meio de desenhos, respiração, gesto, atuação e vocalização, até combinações complexas de rasas realizadas por várias pessoas simultaneamente. Os exercícios são psicofísicos: da composição do corpo e orientação da respiração, o trabalho leva a exercícios de som e movimento, podem-se usar adereços, figurinos e canções. Em cada oficina, novos meios de acesso de expressão das emoções são descobertos.

Graduada em Filosofia e Artes Cênicas pela Unicamp e pós-graduada em Simbologia Teatral pela ECA-USP, Juliana Calligaris é atriz, diretora, professora e pesquisadora teatral. Atualmente curso o mestrado em Linguística na Unicamp, com foco em teatro e semiótica.

 

SERVIÇO – Oficinas de Improvisação Cênica e de Interpretação. No Teatro Municipal Dr. Losso Neto (avenida Independência, 277). Inscrições pelo link https://forms.gle/g2cGE4qWRrnrdDHcA. Informações: 3403-2601.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima