Saúde – Santa Casa implanta sala de reabilitação funcional

Guilherme Rodrigues dos Santos, coordenador, e Denise Lautenschlaeger, gestora. Crédito: Divulgação

Novo espaço atende também pelo Sistema Único de Saúde/SUS; é sala para pacientes que podem se locomover, afirma coordenador Guilherme Rodrigues dos Santos

 

Pacientes submetidos a sessões de fisioterapia, mediante prescrição médica, na Santa Casa de Piracicaba, e que possam se locomover de forma independente ou parcialmente com cadeira de rodas, já estão sendo atendidos na Sala de Reabilitação Funcional implantada pelo Hospital para exercícios de fortalecimento muscular, condicionamento físico e cardiopulmonar, além de exercícios de equilíbrio.

“A indicação do novo espaço é para pacientes que podem se locomover, pois a fisioterapia à beira leito prossegue junto aos pacientes impossibilitados de andar”, disse Guilherme Rodrigues dos Santos, coordenador do Departamento de Fisioterapia do Hospital, lembrando que o serviço atende a convênios e também pelo Sistema Único de Saúde/SUS.

Ele conta que a equipe reúne 21 fisioterapeutas, responsáveis pelo atendimento mensal a mais de 2.300 pacientes hospitalizados em Enfermarias e Unidades de Internação, UTIs e Pronto Atendimento de Urgência e Emergência.

“O fisioterapeuta atua tanto no processo de reabilitação funcional do paciente, quanto no atendimento emergencial, complementando a assistência junto a diversos setores e serviços do Hospital conforme a demanda e necessidade das mais variadas patologias clínicas e cirúrgicas”, disse o coordenador.

Segundo ele, o espaço é muito mais adequado à assistência fisioterápica e se traduz em ganho de qualidade assistencial para o hospital; sobretudo para o paciente, que têm trabalhados aspectos relacionados à reabilitação até ações preventivas de perda de funcionalidade conforme triagem executada pela equipe.

“O espaço dispõe de uma bicicleta ergométrica, um ciclo-ergométrico, um powerleg para personalização dos exercícios com exposição gradativa das atividades funcionais e possibilidade de progressão de cargas e portabilidade; e alteres de academia. Ou seja, temos uma miniacademia dentro da Santa Casa”, observou Guilherme.

A gestora do cuidado, Denise Lautenschlaeger, recebe a sala como um ganho muito grande no sentido de qualidade e atendimento melhor qualificado e direcionado para os pacientes dentro de suas necessidades fisioterápicas. “Ao montar essa sala com equipamentos específicos, direcionamos um olhar diferenciado para o processo de recuperação do paciente para que ele entenda que estamos trabalhando um grupo de músculos com equipamentos específicos, proporcionando mais segurança e tranquilidade ao paciente”, considerou.

Outra expectativa, segundo Denise, é que, ao compreender a importância da fisioterapia, o paciente deixe o Hospital ciente da importância da atividade física regular em sua vida.

Foto- A gestora Denise e o coordenador Guilherme durante visita ao novo espaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima