Homenagem – Um resumo da história de Francisco Camargo

O piracicabano Francisco Eduardo Bueno de Camargo faleceu na manhã de sábado (5). Filho de José Antonio Bueno de Camargo, o José ABC, e de Beatriz Matraia de Camargo, Fran Camargo — como era conhecido e carinhosamente chamado — nasceu em 6 de janeiro de 1957.

Pioneiro em seu tempo, Fran fundou o Centro de Treinamento de Tênis de Mesa da Fran TT, em 21 de janeiro de 1997, na Rua Joana D’Arc, 865, no Jardim Monumento.

A grandeza do empreendedorismo de Francisco Camargo e de seu sócio na época, Josué Otsuka, foi tamanha que até hoje não foi criado, em nenhuma parte do território nacional, um espaço privado similar ao existente na cidade de Piracicaba.

Em todos os anos de sua existência, o Centro de Treinamento da Fran TT sediou o Projeto Olímpico, de 2000 a 2004, e o Projeto Paralímpico durante o ciclo que antecedeu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.

Com o surgimento de um local específico para a prática do tênis de mesa, Francisco Camargo foi o pioneiro na organização da Liga Paulista de Tênis de Mesa.

Com a expansão de seu trabalho em todo o território nacional, Fran Camargo criou a primeira Clínica Fran TT de Tênis de Mesa, com o objetivo de transmitir informações e democratizar seus conhecimentos para todos os interessados pela modalidade. Em pouco tempo, a Clínica passou a ser itinerante e ganhos adeptos pelos quatro cantos do Brasil.

No início da década de 90, Fran Camargo passou a ser o técnico da Seleção Brasileira no panamericano de Havana, Cuba, onde ajudou na conquista da primeira medalha internacional do tênis de mesa feminino do nosso país: medalha de bronze.

Com resultado das primeiras conquistas internacionais do Brasil, mas, com a formação de novos técnicos levada a todos os rincões do país, a modalidade deu um salto histórico em 1993, e abriu mercado de trabalho para 55 novos técnicos formados em 30 clubes brasileiros.

“Fui multiplicador de conhecimento, colaborador na democratização da modalidade, formador de dezenas de novos técnicos e responsável por elevar o país à primeira divisão do ranking mundial. Esse é meu legado para o esporte e para o Brasil”, afirmou Francisco Camargo, em trecho de seu livro “Paixão pela Fotografia”, publicado no ano de 2019.

Com toda razão escreveu e a família de A Tribuna Piracicabana registra as condolências à família Camargo.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima