Caldeirão Político

ZOINHO

O líder comunitário e ex-sindicalista Vicente Souza Duarte, o Zoinho (PT), reencontrou, na última sexta (4), um velho conhecido. Trata-se do atual Ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT) — ele veio a Piracicaba a convite da deputada Professora Bebel — com quem Zoinho trabalhou na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, final dos anos 1970.  “A gente se conhece do chão de fábrica, na época ele era nosso representante da comissão de fábrica junto ao sindicato”, afirma Zoinho, que lutou ao lado de Marinho nas históricas manifestações sindicais do ABC entre 1978 e 1982. Foram as greves que enfraqueceram a ditadura militar e fortaleceu as lutas que culminaram no processo de reabertura política no país.  Zoinho, que é conselheiro do mandato do deputado federal Vicentinho (PT), também ex-sindicalista que participou daqueles movimentos. Zoinho é, em síntese, um articulador de emendas parlamentares para a saúde municipal de Piracicaba, através de Vicentinho, sempre atuando em parceria com o mandato da deputada estadual Professora Bebel (PT).

 

IMPRESSOS

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), mudou de posição domingo (6) da decisão de ofertar apenas material didático 100% digital nas 7.583 escolas estaduais. Em agenda no interior, Freitas afirmou que o estado irá disponibilizar os livros, e isso, pelo jeito, é em decorrência das críticas que ouviu. Saber ouvir faz parte.

 

REFORMA — I

A prioridade da Reforma Tributária, que já está nos corredores do Congresso Nacional, tem alto significado para os brasileiros, em todos os níveis. E essa reforma, com sentido, deve ser feita, sim, pelos representantes do povo brasileiro, dos Estados e do Distrito Federal, deputados federais e senadores. Lá, estão para discutir, para analisar, para receber propostas do eleitorado de cada um e dos Governos, em todos os níveis.

 

REFORMA — II

Mas a prioridade mais sensível que exige participação forte e segura da sociedade brasileira está na Reforma Política. Este, sim, não deve ser dos representantes que estão lá, mas precisa passar pelo crivo do eleitorado, que fale o povo, através de uma “mini” Constituinte, como quis a presidenta Dilma Rousseff (PT), e que não andou pelos difíceis corredores do Congresso Nacional. Não deixa de ser, ainda, um grande desafio para os três anos e meio de mandato do presidente Lula.

 

JULGAMENTOS
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) julgou 947 processos no primeiro semestre de 2023. As ações que mais tiveram decisões nesse período foram os recursos eleitorais — 560 processos, o equivalente a 59% do total. Em segundo lugar, vem o julgamento das prestações de contas eleitorais — 235 ações, ou 25% do total. Trabalho é o que não falta.

 

MALUF

O ex-prefeito de Piracicaba José Machado (PT) esteve, semana passada, em Brasília, e aproveitou para matar saudade, visitando alguns amigos, com destaque ao piracicabano Adalberto Felício Maluf Filho, que ocupa a Secretaria Nacional do Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental. De tradicional família piracicabana, Maluf foi candidato a deputado federal pelo Partido Verde (PV). Ótimo.

 

MACHADO

Ao participar da coletiva sobre a possível instalação da UFSCar em Piracicaba, no campus desativado da Unimep, o ex-prefeito e ex-deputado federal José Machado (PT), explicando os procedimentos para desapropriação do Engenho Central na chefia do Executivo, fez um reconhecimento público à atuação do então juiz de direito Octavio Helene Junior, hoje desembargador aposentado do TJSP. “Foi sensível ao que pleiteava o Município em 1989 e, no final do ano, recebi, como um presente de Natal, a emissão de posse através do seu mandado”. Registro de boas coisas.

 

‘SEM DIREÇÃO’ – I

O vereador Paulo Campos (Podemos) fez críticas ao prefeito Luciano Almeida (PP) em fala na tribuna da Câmara, na quinta-feira (3). “Percebe-se que não tem um item que se possa dizer que essa administração tenha acertado. Um item sequer. Temos uma administração manca, que não tem a sensibilidade de ouvir a população e os vereadores. Vivemos em uma cidade sem direção, não temos um piloto”, afirmou.

 

‘SEM DIREÇÃO’ – II

Campos usou exemplos na saúde e na educação. “Na saúde, o caos está instalado. Pelas redes sociais, você vê o prefeito entregando uma bolsa, mas falta o sapato, entrega o short, mas falta a camisa. Será que acha que a população é idiota? É uma tragédia em todos os sentidos.” O vereador disse que ele, Cássio Fala Pira (PL) e Laércio Trevisan Jr. (PL), que apoiaram a eleição de Luciano Almeida, “tivemos culpa nisso”.

 

NA CASA DO POVOADOR

Fim de semana, na Casa do Povoador, em abertura de exposição, o prefeito Luciano Almeida (PP), titular da Semac, Carlos Beltrame, assessores, e apaixonados pela arte, destacando-se o ex-secretário da Cultura, Adolpho Queiroz, ao lado do poeta Ésio Antonio Pezzato, dos mais destacados que nasceram às margens do Rio Piracicaba.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima