Waldemar Blatkauskas – Mamaço supera expectativas e reúne 250 pessoas no ginásio

Ludmila Ercolim, presidente do Comitê Municipal de Aleitamento Materno, enfatizou a importância das empresas colaborarem com as funcionárias que estão amamentando

 

Cerca de 250 mães e nutrizes participaram do Mamaço – tradicional encontro de amamentação simultânea para incentivar o aleitamento materno mostrando os benefícios potenciais da alimentação natural na vida do bebê e em alusão ao Agosto Dourado – realizado na tarde de ontem, 3, no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas. O evento faz parte das comemorações dos 256 anos de Piracicaba e integra a 7ª Semana Municipal de Aleitamento Materno (SMAM), promovida pela Secretaria de Saúde, por meio do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável e demais parceiros. A atividade teve a presença de diversas autoridades locais, entre elas o prefeito Luciano Almeida, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Almeida, e o subsecretário de Saúde, Augusto Muzilli Jr., e o vereador Gustavo Pompeo, representando o Legislativo Municipal.

Além do Mamaço, as mães e crianças também tiveram um momento de descontração por meio de apresentações do coral Cante Outra Vez e de dança contemporânea com a bailarina Natália Alleoni e, para as crianças, atividades lúdicas, pula-pula, além de pipoca, algodão-doce e kits lanche oferecidos pelas entidades parceiras da SMAM. A Semdettur (Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Turismo) também esteve presente para captar currículos de mães que precisam de um emprego e equipes do cartão Pira Cidadão também participaram fazendo o cadastramento do público do evento.

Neste Agosto Dourado, a partir do tema Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham, conforme explicou o prefeito Luciano Almeida, é necessário ampliar as discussões sobre o aleitamento materno dentro das empresas. “Este evento traz uma discussão muito importante, por isso trouxemos a Semdettur para captação de currículos e oferta de vagas de emprego às mães que precisam. Além disso, todos os parceiros envolvidos estão de parabéns pelo enfoque na importância da mãe poder amamentar seu filho e o pai poder acompanhá-la neste momento. A Prefeitura sempre está de portas abertas para incentivar a amamentação e a alimentação saudável das nossas crianças”, afirmou.

Ludmila Ercolim, presidente do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, enfatizou a importância das empresas colaborarem com as funcionárias que estão amamentando. “Precisamos apoiar os pais e as mães no retorno ao trabalho, mas isso não deve prejudicar o aleitamento do bebê que deve ser exclusivo materno, pelo menos, até os seis meses de idade”, disse.

Incentivadora da amamentação, a diarista Fátima Alves, de 55 anos, fez questão de participar do evento trazendo sua filha, a analista fiscal Daniele Pinheiro, de 37 anos, e a neta Antonella, de apenas dois meses. “Quando fui mãe tive problema para amamentar, mas naquela época não tinha a preocupação que temos hoje. Incentivo todas as mães a oferecer o leite materno o máximo possível, pois só traz benefícios a vida da criança”, enfatizou.

Segundo Daniele, é importante participar de ações como esta. “Sou mãe de primeira viagem e tive muita dificuldade no início, porém, o trabalho dos profissionais de saúde, incentivo da minha mãe, consegui me dedicar e hoje é natural amamentar minha filha. Vim ao encontro para incentivar que mais mães se dediquem e amamentem”, completou.

DOAÇÃO – De acordo com o Banco de Leite de Piracicaba, mantido pelo Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC), no primeiro semestre deste ano, 122 mães foram doadoras, o que gerou uma captação de mais de 184 litros de leite beneficiando mais de 470 mães e bebês que receberam a doação do leite.

Neste sentido, conforme destacou a primeira-dama Andrea Almeida, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) ofertou uma muda de árvore nativa para cada mãe que se cadastrasse para ser doadora para o banco de leite. “É uma forma de incentivar a doação de leite materno e de fomentar a consciência ambiental”, disse. Até às 16h, 30 mudas de árvores foram entregues para as novas mamães doadoras.

EVENTOS – A programação do Agosto Dourado também contempla uma roda de conversa com o tema: A garantia de direitos para a mulher trabalhadora que amamenta, que será conduzida por Rogério Tuon, médico pediatra, e Natália Climas, enfermeira do Banco de Leite Humano do Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC). Serão dois encontros abertos ao público, com início às 14h, sendo o primeiro no dia 9/8, no Salão da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (rua Humberto Venturini, 620, Vila Sônia) e o outro no dia 31/08, no Centro Social do Novo Horizonte (rua Professora Laura Fernandes de Campos Ferrari, 145 – Jd. Novo Horizonte).

São parceiros destas ações as secretarias de Educação (SME), de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), de Ação Cultural (Semac), Trânsito (Semuttran), Transportes Internos (Semutri), além da Drogal, Lions Club Independência, Rotary Clube Piracicaba, Artesãs do Amor e Tricoteiras do Amor.

Confira a programação completa no @comitealeitamentopiracicaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima