ENCONTRO
O ex-prefeito Barjas Negri (PSDB), em alto estilo, conversa com o ex-deputado estadual Roberto Morais (Cidadania). Independente de local, não é difícil entender porque se encontraram, mas é difícil saber o que conversaram. O cardápio, claro, girou em torno de 2024, já que Barjas tem afirmado, em alto e bom som, que é pré-candidato a prefeito de Piracicaba, e o mesmo ocorre com o ex-vereador e ex-deputado estadual por seis mandatos.
LULA — I
Durante a coletiva de ontem, o ex-prefeito José Machado (PT) recordou do presidente Lula (PT) fazendo visitas a Piracicaba, especialmente em seu governo, dois mandatos no Centro Cívico. E citou que a primeira vez que Lula esteve em Piracicaba foi a convite do então presidente do Sindicato dos Bancários, Deocleciano Villar, que instalou a oposição na cidade. Villar era funcionário do Banco do Brasil (BB). Correto.
LULA — II
Ele se esqueceu — ou não sabia — que essa primeira visita do presidente Lula, em agosto de 1978, foi em parceria com este jornal, quando o idoso e cansado Capiau tinha 24 anos (…) e o encontro teve, também, a participação do jornalista Audálio Ferreira Dantas, então candidato a deputado federal e presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.
LULA — III
O presidente ficou hospedado no Hotel Esplanada e, com sua falecida esposa Marisa, veio com uma Brasília, amarela, bem conhecida já nos tempos de greve dos metalúrgicos. Despontava o líder sindicalista, mas ainda não aparecia, para o público, o futuro político, pois Lula não falava em partido. Com certeza, depois, entendeu que teria que criar uma legenda. E, em 1980, foi criado o Partido dos Trabalhadores (PT).
POR QUE?
E vem uma pergunta de vários conhecidos da política partidária. Por que este Capiau, idoso e cansado, não fez parte da criação do PT? Fácil entender. Já em 1980, como entende até hoje, que o nome da agremiação política teria que ser “Partido de Trabalhadores”, já que o artigo definido “o” no plural dá a entender que todos os trabalhadores estão no PT. Não há trabalhadores em outros partidos? Parece que, depois algum tempo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) apresentou a mesma posição por não ter entrado na legenda. Pode ser lenda?
PESO
De uma coisa este idoso e cansado Capiau tem certeza, depois da coletiva de ontem. O peso político de Piracicaba — destacando-se a liderança da deputada estadual Professora Bebel —, em defesa da educação como investimento, está claro, cristalino, e o presidente Lula, na mesma linha de pensamento, saberá usar a caneta na hora exata, ouvidos os ministros da Educação, Camilo Santana, e da Fazenda, Fernando Haddad. Mais do que certo e justo que a UFSCar instale seu campus em Piracicaba, somando-se aos campi que já são reconhecidos no Brasil e no Exterior.
APOIO
E este jornal manifesta total e irrestrito apoio ao trabalho desenvolvido pelas lideranças em favor da instalação de um campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em Piracicaba, baseando-se na estrutura deixada pela Rede Metodista de Ensino. Lamentável de um lado pelo fim da Unimep, mas certo em trazer uma universidade federal no Município. E que todo aquele patrimônio não vire motivo de especulação imobiliária, pois esse bem é para a sociedade. Nada melhor do que para a educação, com a UFSCar. Aplausos.
NATA DA ODONTOLOGIA
A nata da Odontologia reunida. Dias atrás se encontraram Geraldo Claret de Mello Ayres, Antonio Oswaldo Storel, Milton Nascimento, Waldemar Romano e Antonio Durval Oliveira Dorta. Todos, em comum, possuem a Odontologia como ofício. Alguns se destacaram na prática odontológica, no ensino da odontologia ou na política (três foram vereadores). Reuniram-se para comemorar mais um natalício de Waldemar Romano. Se somadas as idades de cada um, com alegria, chegamos a quase meio milênio de experiência da vida. Parabéns a Waldemar, abraços a todos deste idoso e cansado Capiau.
MENSAGEM DE MICHEL ATRAVÉS DO MDB LOCAL PELOS 256 ANOS
O ex-presidente da República Michel Temer fez, através de vídeo ao presidente do Diretório Municipal do MDB, André Augusti, uma mensagem especial ao aniversário de Piracicaba — “parabéns ao povo, às autoridades”, afirmou — destacando a pujança da cidade e da Região. “Quero lhe dar um abraço, Andre, quero cumprimentar as autoridades de Piracicaba, todo o povo, e dizer da satisfação em cumprimentar o Município, pela prosperidade”, disse, acrescentando que “sabe que sou aí de Tietê”.