Evento – Hip Hop promete movimentar Piracicaba com oficinas, palestras e batalha de dança

O reconhecido Daniel Garnet ministrará uma palestra no evento. Crédito: Arquivo Pessoal

 

Oscar Rosa e uma das suas antigas turmas de hip hop.Crédito: Arquivo Pessoal

 

Nesse fim de semana, nos dias 5 e 6 de agosto, a cidade de Piracicaba (SP) recebe um evento gratuito em homenagem ao arte-educador Oscar Rosa, que faleceu em 2019. Realizado pelo projeto Hip Hop Pira com o auxílio do Governo do Estado de São Paulo e do ProAC, o evento nomeado como “Hip Hop Pira – Oscar Rosa”, será na Casa do Hip Hop de Piracicaba.

O projeto tem o intuito de enaltecer e dar continuidade a formação de jovens e adolescentes, por meio de oficinas e vivências artísticas que possibilitam a valorização e a preservação da cultura hip hop para despertar novos talentos, como dançarinos, DJs, grafiteiros, MCs e promover a socialização dessas pessoas dentro e fora da sua comunidade.

“Desde que ele morreu, a gente deu uma parada com o movimento na cidade e depois entrou a pandemia. Agora decidimos voltar, porque o Oscar era uma cara que nunca parava e hoje eu continuo o legado que ele deixou dando aulas, formando alunos e professores de dança, que era o sonho dele”, comentou Guilherme Pereira dos Santos, um dos idealizadores do projeto.

O evento gratuito contará com diferentes oficinas, palestras, expositores, batalha de dança e até festas. Confira a programação:

Dia 5 de agosto –

Local: Casa do Hip Hop Ladeira

  • 10h – Oficina de break dance para crianças, com Muriel (não precisa de inscrição).

Local: Casa do Hip Hop Paulicéia

Dia 6 de agosto – Casa do Hip Hop Paulicéia

  • Das 9h às 19h – Expositores do projeto Quebrada Criativa;
  • 11h – Oficina de grafite, com Dioorges Moura (inscrições esgotadas);
  • 12h – Oficina de krump, com Tay Corvinus (não precisa de inscrição);
  • 14h – Oficina de hip hop, com Carolini Soares, de Americana (não precisa de inscrição);
  • 15h30 – Apresentação de grupos de dança e homenagem ao Oscar e familiares;
  • 19h – Baile com DJ Roo e DJ Markinho.

Todas as informações do evento estão sendo divulgadas nas redes sociais da Casa do Hip Hop de Piracicaba (@casahiphoppiracicaba).

QUEM FOI — Nascido em Piracicaba, Oscar inicia a sua carreira como arte-educador e professor de dança, em 2003, na cidade. As suas primeiras aulas foram no projeto do Governo Estadual Escola da Família e depois na Casa do Hip-Hop, Fundação Casa, Casa do Amor Fraterno, projeto S.O.S Bombeiro, projeto Esporte Social e outros.

A sua formação englobou os estilos: dança urbana, black charm, all style e breaking. Também participava de eventos fazendo cosplay.

Suas ações contribuíram para formar jovens e adolescentes como arte-educadores e professores de dança e despertou em seus alunos o interesse pela área da cultura, arte e esporte.

Oscar Rosa faleceu em 2019, aos 39 anos, vítima de uma parada cardíaca, deixando vários alunos, familiares e colegas de trabalho que continuaram seguindo seus passos na cultura e na cena do Hip Hop em Piracicaba e região.

HIP HOP PIRA — O coletivo Hip Hop Pira surgiu em 2018 na comunidade periférica do Paulicéia, zona sul de Piracicaba. O objetivo é difundir os diferentes tipos de danças urbanas do hip hop entre os adolescentes e jovens de Piracicaba e região.

O coletivo foi motivado por Oscar Rosa que apoiava os projetos com novas ideias de ações. Juntos já organizaram oficinas, apresentações de dança e divulgação em importantes eventos da, como o Brasil UP 4, Festival Black House, Encontro de Danças Urbanas e aniversário da casa Hip Hop Piracicaba. Em 2022, foi realizado STR8 Krump, evento voltado para a modalidade do Krump (Lei Aldir Blanc 2021).

Fazem parte do coletivo Camila Rodrigues, Sabrina Rodrigues, Johnes Oliveira, Guilherme Pereira dos Santos, Jennifer Fernanda Moraes Alves e William Muriel dos Santos. Analisando toda a trajetória do Coletivo Hip Hop Pira, pode-se afirmar que o projeto é fruto da Casa Hip Hop Piracicaba e de Oscar Rosa. Os seus conselhos, muitas vezes visionários, foram fundamentais para que o coletivo se fortalecesse na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima