Empreendedor – José Coral é a síntese da história do cooperativismo em Piracicaba

José Coral, síntese da história do Cooperativismo em Piracicaba e Região

 

 

Sangue empreendedor e espírito cooperativista; ele carrega mais de 60 anos de história no cenário cooperativista agrícola de Piracicaba e Região

 

 

 

Trabalhar juntos para alcançar grandes objetivos, essa é a essência do cooperativismo que o José Coral carrega em mais de 60 anos trabalhando no cenário do cooperativismo agrícola.

José Coral teve um papel importante no desenvolvimento e crescimento da Coplacana, que é uma das maiores, mais influentes e bem-sucedidas cooperativas do Brasil. Sua atuação como líder contribuiu para fortalecer os pequenos, médios e grandes produtores de cana, oferecendo melhores condições de negociação e acesso a serviços e tecnologia avançada para produção agrícola. “Com sangue empreendedor e espírito cooperativista, desenvolvo o meu trabalho com honestidade e respeito aos produtores rurais, buscando valorizar o agronegócio e fortalecer o setor”, disse ele.

José Coral ainda participa ativamente para fortalecer o setor agrícola, negociar os melhores preços e oferecer assistência técnica aos produtores de cana. É um dos responsáveis por impulsionar o crescimento do setor sucroenergético. Na sua gestão, a Coplacana tornou-se referência no cooperativismo agrícola brasileiro e alcançou reconhecimento nacional e internacional.

Filho de pequenos produtores rurais, trabalhou na agricultura até os 18 anos e conciliava os estudos para ajudar os pais. Formou-se em técnico de contabilidade pela Escola Técnica de Comércio Cristóvão Colombo. Ajudou a fundar o Banco da Cooperativa, hoje Sicoob Cocre, é presidente da AFOCAPI – Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba e do HFC Saúde e faz parte da diretoria da Coplacana. “Amar a terra e respeitar o homem do campo sempre fez parte da minha vida. Meus pais me ensinaram que a terra é o sustento de muitas famílias, ensinaram que eu tinha que trabalhar e amar a agricultura, amor que passa de geração em geração”, disse Coral.

No cooperativismo a prioridade são as pessoas. A AFOCAPI nasceu da união de pequenos produtores que juntos queriam somar, fazer e crescer juntos. Cooperar é pensar primeiro nas pessoas, os resultados são consequências de um trabalho que valoriza a união e o desenvolvimento. “Os pequenos e médios produtores de cana-de-açúcar, que normalmente apresentam as mesmas dificuldades para obter um bom desempenho econômico, têm na AFOCAPI o apoio e o fortalecimento que lhes garante melhor desempenho para competir no mercado. Juntos somos mais! Juntos podemos mais. Quem coopera realiza um grande serviço, fortalece a economia e transforma vidas”, reforça Coral.

Ao longo de sua trajetória, José Coral participou de muitas manifestações do setor agro, buscando melhorias, valorização, preço, políticas públicas voltadas para o agronegócio.

O HFC Saúde, importante hospital para Piracicaba e região, também é fruto do cooperativismo e associativismo. Pensando em oferecer saúde aos cooperados, em 1967, a Afocapi é a mantenedora do HFC Saúde. Inaugurando sob a direção de Domingos José Aldrovandi — que foi deputado estadual — e mantido pela AFOCAPI esse empreendimento foi um marco na evolução da saúde em todo o interior paulista. A princípio um ambulatório, que tinha como finalidade atender apenas o produtor rural. O empreendimento expandiu e hoje o HFC Saúde se tornou um complexo hospitalar, referência em oferecer saúde de qualidade. José Coral, desde 1994 está como presidente da entidade tem o desejo de oferecer cada vez mais um serviço de excelência na área da saúde.” Realizo o meu trabalho com amor, prazer e dedicação. O HFC Saúde sempre será a menina dos meus olhos”.

Piracicaba tem uma forte tradição com o cooperativismo em sua história. A cidade tem uma forte relação com o cooperativismo, principalmente no setor agropecuário devido à importância da produção de cana-de-açúcar na região.

O cooperativismo é uma forma de organização que fortalece a comunidade local, promove o desenvolvimento econômico e social, bem como contribui para uma maior equidade na inclusão em diversas áreas da economia. As cooperativas na cidade desempenham um papel importante na construção de uma sociedade justa e sustentável.

Além do setor agropecuário, o cooperativismo está presente em outros segmentos da economia da cidade, como cooperativas de crédito, cooperativas de consumo e outras iniciativas cooperativas comunitárias. “Ser um grande líder é resultado de uma trajetória de compromisso com o trabalho, com a honestidade e respeito com as pessoas.  Quero deixar o legado de quem sempre trabalhou em prol da sociedade e do cooperativismo. De quem sempre teve projetos para levar melhorias e atender a demanda das pessoas”, disse ele.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima