A Prefeitura de São Pedro, por meio da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social e em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), promove, nesta quarta-feira (26), a Pré-Regionalização da Saúde. O evento acontece no Centro de Eventos e Exposições, às 8h30, e reúne secretários, coordenadores e gerentes da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS) dos 26 municípios vinculados ao Departamento Regional de Saúde (DRS) de Piracicaba.
Em pauta, a “Regionalização”, processo instituído no âmbito do SUS a partir do qual são definidas e quantificadas as ações de saúde para a população residente em cada território, bem como efetuados os pactos intergestores para garantir o acesso da população aos serviços de saúde.
O objetivo principal é identificar as demandas regionais e propor melhoria de acesso nas redes de serviços que envolvem média e alta complexidade, inserindo novas tecnologias e ampliando as cotas criadas há mais de uma década, dando transparência aos fluxos estabelecidos e definir, a partir de critérios e parâmetros pactuados, os limites financeiros destinados à assistência da população própria e das referências recebidas de outros municípios. Definir a programação das ações de saúde em cada território com alocação dos recursos financeiros para a saúde a partir de critérios e parâmetros pactuados entre os gestores.
Segundo o secretário de Saúde e Desenvolvimento Social de São Pedro, Leandro Carneiro Sanches, o objetivo do encontro é aproveitar o conhecimento e a experiência dos gestores afim de pré-definir as reais demandas do SUS de cada município e, a partir daí, elaborar um documento consistente a ser apresentado na reunião estadual da regionalização, que será realizada em São Paulo, no mês de agosto.
O evento conta com a participação especial de Marília Cristina Prado Louvison, professora doutora da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e médica sanitarista com residência em Medicina Preventiva e Social pela Escola Paulista de Medicina. Segundo a plataforma Lattes, ela é pesquisadora e professora do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública (USP), atuando em Política, Planejamento e Gestão no campo da saúde coletiva, com ênfase em Regulação, regiões e redes de atenção à saúde; desigualdade no uso e acesso aos serviços de saúde; envelhecimento e saúde pública; políticas públicas de saúde e participação social. Além disso, coordena a Comissão Organizadora do Curso de Bacharelado em Saúde Pública da FSP USP e é vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva e Ponto Focal do Centro Internacional de Longevidade Brasil em “políticas de envelhecimento ativo e estratégias amigas de todas as idades”*.