Prevenção  – Sema alerta sobre a gripe aviária

De acordo com a Sema, a campanha é necessária mesmo nos locais sem registros de ocorrência, como Piracicaba. CRÉDITO: Thais Passos/Sema

 

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), lançou uma campanha de prevenção da gripe aviária, ou Influenza Aviária. A doença viral é altamente contagiosa e afeta várias espécies de aves domésticas e silvestres e, ocasionalmente, mamíferos como ratos, gatos, cães, cavalos, suínos, bem como seres humanos.

Diante dos registros dos primeiros focos da doença em aves migratórias neste ano, o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) declarou estado de emergência zoossanitária em todo o país por meio de portaria publicada em 22 de maio.

Para prevenir-se, o produtor pode seguir algumas práticas. De acordo com o engenheiro agrônomo da Sema, Felipe Del Lama, é importante manter as aves alojadas em instalações totalmente protegidas do meio externo, com telhas de malha não superior a uma polegada.

Outra prevenção é evitar o contato das aves com pássaros silvestres e manter as aves recém-chegadas distantes das outras da atual criação.

“A higiene é outro fator importante. É indicado limitar o acesso de pessoas aos galpões e sempre utilizar roupas e calçados próprios e higienizados, além de limpar constantemente os objetos usados no galpão, após o uso”, explica Felipe.

De acordo com a secretária da Sema, Nancy Thame, a campanha é necessária mesmo nos locais sem registros de ocorrência, como Piracicaba. “É importante nos prevenirmos e conscientizarmos os produtores para que as medidas de enfrentamento sejam efetivadas”, disse.

Em caso de aves com dificuldade de respiração, espirros, asas caídas ou mortas, o produtor pode entrar em contato com a Sema, pelo telefone 3437-4000, ou na Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, pelo telefone 3433-5309.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima