Rastreabilidade – Secretaria lança cartilha sobre frutas e hortaliças

Cartilha pode ser retirada gratuitamente na Sema ou acessada online. CRÉDITO: Thais Passos/SEMA

 

 

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), disponibiliza gratuitamente aos agricultores interessados uma cartilha que aborda a obrigatoriedade dos procedimentos de rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva de frutas e hortaliças frescas. O informativo traz os procedimentos que compõem a Instrução Normativa Conjunta n°2, de fevereiro de 2018, publicada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

São apresentados os grupos de produtos que devem se adequar às normas de rastreabilidade e as práticas que podem ser adotadas para comprovação, como a identificação de lotes, caderno de campo, nota fiscal e rotulagem. “A rastreabilidade é uma prática que, além de permitir a detecção de problemas sanitários desde a origem do produto, possibilita o controle das práticas gerenciais na propriedade rural”, explica o engenheiro agrônomo da Sema, Felipe Del Lama.

Os agricultores interessados podem retirar uma cópia da cartilha gratuitamente na Sema (Av. Dr. Paulo de Moraes, 2113 – Paulista) ou acessar pelo link: https://bit.ly/cartilha-sema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima