Prefeitura publica edital para recapear mais de 30 pontos

No Unileste, avenida Comendador Leopoldo Dedini também será contemplada

Serão 45 km de pavimento de concreto, com maior durabilidade, em locais com problemas recorrentes e de fluxo intenso de veículos

 

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), publicou ontem, 19, nova versão do edital da primeira etapa de obras de pavimentação em concreto de trechos de vias da cidade. Neste momento, serão contemplados 45 km em mais de 30 pontos de avenidas e ruas com intenso fluxo de veículos e que apresentam problemas recorrentes no pavimento, enfrentados pela população há anos. Esta etapa integra o pacote de 200 km de pavimentação anunciado em abril pelo prefeito Luciano Almeida. O pavimento de concreto tem maior durabilidade, diminui o custo com manutenção de veículos e a possibilidade de ocorrência de acidentes, agiliza o trânsito e diminui a poluição. Entre os locais que receberão novo pavimento estão a avenida 1º de Agosto, no bairro Algodoal (entre a passarela de pedestre até a avenida Mario Dedini); avenida Rio Claro (rotatória, abrangendo da avenida 1º de Agosto até a avenida Monsenhor Martinho Salgot); avenida Padua Dias (a partir da avenida Carlos Botelho até a rodovia Luiz de Queiroz); avenida Cristóvão Colombo + rotatórias (entre a rotatória da ponte do Cachão até a SP 304); avenida Comendador Leopoldo Dedini, no Unileste (da rodovia Margarida das Graças Martins até rodovia Luiz de Queiroz) e rua Corcovado (trecho compreendido entre o Condomínio Residencial Piracicaba 3 até o final da via).

MATERIAL — Nesta primeira etapa de pavimentação de concreto serão usados dois tipos de material, sendo um de PUC (Pavimento Urbano de Concreto), para onde há tráfego de veículos leves, e o outro de pavimento rígido, para tráfego pesado. Entre as vantagens do pavimento em concreto estão a menor interferência de manutenção preventiva e corretiva; maior segurança do usuário devido a macro e micro texturas; melhor reflexão da luz na superfície do pavimento; economia de até 30% nos gastos com iluminação pública e redução na temperatura ambiente em até 5ºC, devido à superfície clara. “Nosso intuito é proporcionar mais segurança e conforto aos usuários do sistema de mobilidade da cidade, minimizando desgastes dos veículos e eliminando a constante necessidade de mobilização de maquinário, equipamentos e pessoal que trabalha na manutenção e recuperação das ruas e avenidas”, falou Jane Franco Oliveira, titular da Semuttran.

VIDA ÚTIL — Ainda segundo Jane, Piracicaba tem 1.800 km de malha asfáltica e cerca de 85% do pavimento asfáltico na cidade encontra-se com a vida útil vencida em decorrência de nos últimos 17 anos não terem ocorridos serviços de recapeamento asfáltico. Em breve, a Prefeitura vai publicar edital para contemplar cerca de 80 km (segunda etapa) de pavimentação com massa asfáltica e, ainda, outro edital para mais 80 km (terceira etapa), totalizando então 200 km.

EDITAL — O edital de concorrência para as empresas interessadas em participar da licitação é o 08/2023, cujo o número do processo é 44.249/2023. A íntegra do edital está no site da Prefeitura (piracicaba.sp.gov.br). As empresas que quiserem concorrer na licitação devem enviar os documentos necessários até dia 21/08, às 13h30, na Divisão de Compras da Prefeitura de Piracicaba (no 7o andar do Centro Cívico). A sessão de abertura dos envelopes está marcada para a mesma data, às 14h, na sala de licitações da Prefeitura. O valor estimado é de R$ 98.457.332,24.

 

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