EIPianoPira – 10ª edição do traz novidades com apresentações gratuitas

O Festiva Internacional de Piano de Piracicaba (EIPianoPira) chega a sua 10ª edição. Com algumas modificações e recitais abertos ao público na Estação da Paulista e no Teatro Erotides de Campos, do engenho Central. O evento será do dia 15 a 20 de julho, com início das palestras, mesas redondas, masterclasses e workshops, no mesmo dia 15, às 14 horas, no auditório do edifício Liberty Vila dos Frades.

O recital de abertura, também dia 15, será com Geoffrey Haydon, da Georgia State University, na Estação da Paulista, às 19h30, com entrada gratuita. O pianista é um dos mais versáteis de sua geração, especialista em Jazz, por isso o título da apresentação: “Do Clássico ao Jazz”.

Na noite seguinte, ainda na Estação da Paulista, acontece o recital dos participantes, no mesmo horário, às 19h30. Entre os dias 17 a 20 os recitais serão no Teatro Erotides de Campos.

APOIADORES — Os apoiadores do evento são a Yamaha Pianos, que emprestou seis pianos para o evento, a Prefeitura de Piracicaba (apoiadora e patrocinadora). Confirmaram participação pianistas do Equador, Colômbia, Paraguai, Argentina, EUA, Inglaterra, Coreia, além do Brasil, o que, segundo o criador do evento, João Paulo Casarotti, elevou inclusive o nível técnico do EIPianoPira. Ao todo, já confirmados, são 80 participantes e 20 palestrantes, além de 10 professores.

São eles: João Paulo Casarotti (Diretor Artístico e Pedagógico da St. Norbert College), Alan Huckleberry (Professor of Piano da University of Iowa), Allison Brewster Franzetti (pianist), Ana María Orduz (Associate Professor da University of Antioquia – Medellín, Colombia), Clélia Iruzun (pianista), Cristina Capparelli Gerling (Professora Titular de Piano da UFRGS), Eder Giaretta (Professor de Piano Criativo),  Geoffrey Haydon (Professor da

Georgia State University), Jonathan Tsay (Professor of Piano da University of Memphis), Karin Fernandes (Professora de Piano Erudito, Música de Câmara e Laboratório de Música Contemporânea EMESP Tom Jobim), Leah N. Claiborne (Assistant Professor of Music da University of the District of Columbia),  Leslie Spotz (Professor of Piano da Tarleton State University), Maurícy Martin (Piano Professor da UNICAMP- University of Campinas), Uriel Tsachor (Piano Professor da University of Iowa) e Regiane Yamaguchi (Professora de Piano e Piano Colaborativo da UFCG/Nova de Lisboa)

MASTERCLASSES — No dia 16, das 9h às 12 horas, as masterclasses serão com os professores Jonathan Tsay, Clelia Iruzun, Regiane Yamaguchi, Mauricy Martin e Alan Hucleberry. No período da tarde, a partir das 14 horas, acontece uma mesa redonda sobre “A arte de praticar o piano”, com moderação de Cristina Caparelli, Alan Huckleberry, Geoffrey Haydon, Mauricy Martin, João Paulo Casarotti e Leslie Spotz.

Logo em seguida, às 15 horas, João Paulo Casarotti falará sobre a obra de Ernst Mahle, em uma palestra intitulada “Brazilian Piano Concertinos for Children by Ernst Mahle. No mesmo ambiente, após o termino da primeira apresentação, Geoffrey Haydon abordará “Developing Improvisational Skills that Are Applicable to Any Style.” E Etna Gutierres fechará a sessão de palestras com “A educação inclusiva chegou às aulas de piano.”

Ainda no dia 16, haverá demonstração da Yamaha Transacoustic Piano, a partir das 17 horas; “Training the Ear How to Listen”, com Geoffrey Haydon; “Alexander Technique”, com Leslie Spotz; “Construindo uma carreira próspera e rentável, com a professora piracicabana Cintya Soares”, todos na sequência. A noite encerra com Recital dos Participantes 1, às 19h30, na Estação da Paulista.

SITE — A programação completa do evento pode ser acompanhada pelo site eipianopira.com.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima