NO HORÁRIO GRATUITO

Os tucanos fiéis ao ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) — na foto, à direita, entregando livro do laureado escritor caipiracicabano Cecílio Elias Netto ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso — divulgaram, nas redes sociais, um vídeo em que o ex-ministro da Saúde de FHC participa do programa do horário de propaganda eleitoral gratuita dos tucanos. Isso é motivo de contentamento porque, como pré-candidato a prefeito em 2024, Barjas precisa mostrar suas forças políticas que o levem ao segundo turno: falou de política para “equilibrar o Brasil”.

 

PODERIA? – I

A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, lembrou que o problema da reposição salarial dos servidores “poderia ter sido resolvido há 20 dias”, apontou, ao lembrar que, logo no dia seguinte da liminar que suspendeu o acréscimo nos vencimentos do funcionalismo, o presidente da Casa, Wagner de Oliveira, o Wagnão, notificou a prefeitura e que, na última reunião do semestre, foi apresentada uma indicação, já com o projeto pronto para ser encaminhado.

 

PODERIA? – II

“Eu estive na assembleia do sindicato e a minha fala foi a mesma, por que isso, inexperiência, quer pagar pra ver”, questionou a parlamentar, ao lembrar que, assim como o covereador Jhoão Scarpa, do mesmo mandato coletivo, ela também foi servidora pública durante 20 anos. “O funcionário público poderia ter sido valorizado. Ele é a engrenagem de uma máquina”, apontou.

 

PODERIA? – III

O Capiau concorda com a vereadora. Poderia ter sido resolvido com maior celeridade o problema. Os vereadores poderiam ter apresentado emenda ao projeto anterior, suprimindo o artigo 6o, conforme a Nota Técnica da Procuradoria Legislativa. É uma verdade incômoda, mas não foi só a Prefeitura que errou, a Câmara também contribuiu com a falha. É momento de todos refletirem e a vida é assim mesmo. Acerta, erra, acerta, erra… e assim gira a roda.

 

ZEZINHO – I

Em tom crítico – mas sem perder o bom humor –, o vereador Zezinho Pereira (União Brasil) sugeriu que o prefeito Luciano Almeida “faça alguma coisa para o funcionário público gostar do senhor”. A declaração ocorreu na segunda-feira, 10, quando foi aprovado novo projeto de lei para a recomposição salarial da categoria. “Quem consegue girar a prefeitura é o funcionalismo”, acrescentou Zezinho, que teve muitos e muitos anos como servidor municipal.

 

ZEZINHO – II
Para bom entendedor, a declaração do vereador Zezinho Pereira indica o quanto o posicionamento do chefe do Executivo pode afetar o ânimo do funcionalismo, que é, no final, quem, de fato, faz não só a Prefeitura, mas todo o poder público realizar suas atividades. O Capiau, idoso e cansado, entende que, por mais crítica que seja, a fala de Zezinho é um bom alerta, até servindo como uma bússola para as eleições de 2024, que, antecipadas, terão definições fortes a partir de janeiro.

 

BOA NOTÍCIA

O vereador Thiago Ribeiro (PSC) publicou um vídeo para dar uma boa notícia: a conquista da cobertura da quadra na Escola Manoel Rodrigues Lourenço, no bairro Pau Queimado. A demanda foi solicitada na indicação 744/2021. “A cada fiscalizando mais as obras”, disse, “porque é assim que se faz política”, concluiu. O Capiau, idoso e cansado, também gosta de boas notícias.

 

CENTRO POP – I

Após toda a mobilização da comunidade do bairro Castelinho, a secretária Euclidia Fioravante, da Smads, disse, na segunda-feira, 10, que ainda não é certa a instalação do Centro Pop naquela região. “É algo que está sendo estudado”, apontou a representante da Prefeitura. Ora, se ainda está sob estudo, então o mínimo que se espera é que o diálogo seja mais claro, para evitar ruídos.

 

CENTRO POP – II
O Capiau reconhece o trabalho importante feito pela Smads e toda sua equipe técnica, mas sugere que decisões tão relevantes como essa, sejam tratadas com a comunidade antes de serem apresentadas. Na audiência, o vereador Pedro Kawai (PSDB) – que presidiu o encontro – cobrou “uma definição”. É por aí.

 

BRITO

O interlocutor do prefeito Luciano Almeida (PP) junto ao Poder Legislativo é o empresário Edvaldo Brito (Avante, aliás, secretário geral no Estado de São Paulo), que continua a fazer costuras das mais simples e que ajudam a animar o apoio de vereadores ao chefe do Executivo. Só que, para este idoso e cansado Capiau, bom para Brito, é trabalhar no silêncio. Como sombras, aqui, ali, acolá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima