Taekwondo – Nippon termina na 3a colocação do Campeonato Brasileiro

Campeonato Brasileiro de Taekwondo foi disputado em Campinas

Com 27 atletas competindo pela Noiva da Colina, o C.A.R. Dojan Nippon acabou na terceira colocação da classificação geral por clubes na modalidade de combate do Campeonato Brasileiro de Taekwondo, no último final de semana, na Arena Raphael di Santi, em Campinas. Com cerca de 800 atletas, o Dojan Nippon contou com o apoio da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), com sete atletas na modalidade de formas e 20 na de combate.

Com a equipe de formas, foram conquistadas a medalha de ouro na apresentação individual com Artur Kikuti, no trio com Lucas Athanazio, Lucas Kikuti e Henrique Serrano e a prata com Gustavo Libardi. Manuella Brtoleto e Miguel Cunha acabaram na quinta colocação. Leidiane Aguilar, técnica da equipe avaliou como positiva a participação dos atletas na prova. “Todos realizaram uma ótima apresentação dentro de suas categorias”, afirmou.

Mas foi nos combates que a equipe piracicabana brilhou novamente. Após conquistar a primeira colocação na etapa do campeonato paulista realizado em Piracicaba, o time da casa totalizou 7 medalhas de ouro, 4 de prata e 3 de bronze garantindo assim a terceira colocação no evento nacional por clubes. Na primeira colocação, ficou a equipe de Campinas e na segunda colocação a equipe de São Vicente. No campeonato por federações, a seleção paulista terminou em primeiro lugar seguido pela seleção brasiliense e na sequência a seleção carioca fechou o pódio.

Essa é a terceira vez que a equipe piracicabana conquista um pódio em um campeonato nacional. Na primeira, foi no campeonato brasileiro interclubes, realizado em Londrina no ano de 2005, a segunda foi na Liga Brasileira Universitária em 2011 onde foi repetido o feito da segunda colocação no evento realizado na cidade de São Paulo e agora a terceira colocação no Campeonato Brasileiro realizado em Campinas. Frederico Mitooka, gestor do Taekwondo piracicabano diz que essa conquista tem sabor diferente pois a equipe foi composta somente por atletas oriundo dos projetos sociais e do esporte piracicabano. “Trabalhar com a base é muito difícil pois muitas crianças e jovens desistem nas primeiras derrotas impedindo uma continuidade no desenvolvimento  esportivo. Mas os que ficaram, estão sentindo que a disciplina, o esforço e a persistência vencem o talento e essa é a lição que queremos deixar de legado através do esporte para eles”, afirmou  Mitooka.

O destaque da equipe feminina de Piracicaba ficou para a jovem Lana Karolayne do projeto Em Busca de Campeões que em sua estreia na categoria até faixa vermelha / preta venceu sua adversária na final por 2 rounds a zero sem tomar nenhum ponto durante a partida mostrando supremacia absoluta. Entre os homens, o destaque foi Guilherme Castelari que garantiu o ouro na categoria na categoria juvenil faixa preta até 59kg e consequentemente sua vaga para a primeira edição do Campeonato Mundial da World Olimpic Taekwondo Federation a ser realizado entre 12 e 15 de outubro em São Paulo. Os outros campeões da equipe da casa foram Beatriz Carvalho, Lucas Kikuti, Lucas Athanazio, Bernardo Ciriaco e Henry Almeida. Com a medalha de prata ficaram Davi Peralta, João Gonçalves, Bianca Prado e Pablo dos Santos. Também garantiram o pódio com a medalha de bronze os atletas Eduardo Moraes, Theo Zocca e Gabriela Costa.

Os próximos eventos do calendário da equipe piracicabana estão os Jogos Regionais no próximo fim de semana em Lençóis paulista, a Semana Municipal do Taekwondo em Piracicaba no mês de setembro, a Copa América e o Mundial da WOTF em outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima