Dados do Corpo de Bombeiros de São Pedro mostram que as denúncias envolvendo focos de incêndio caíram de 200 em 2021 para 62 em 2022, redução de 69%. A queda é um dos resultados práticos da intensificação da fiscalização ambiental realizada pela Coordenadoria de Meio Ambiente.
Fazer cumprir a legislação para a preservação e defesa do meio ambiente, combatendo as formas de poluição e resguardando a fauna e flora são os desafios da Divisão de Fiscalização Ambiental da Coordenadoria de Meio Ambiente de São Pedro.
Levantamento parcial feito este ano indica que foram realizadas 56 notificações e 25 autos de infração, sendo a maioria por descarte irregular (30%) e fogo em resíduos e vegetação (31%). A poda drástica e supressão de árvores ficam logo atrás, com 15% dos atos administrativos. Outras ações menos recorrentes também fazem parte da rotina da fiscalização, como as intervenção em APPs (Áreas de Preservação Permanente), lançamento irregular de efluentes e de poluentes atmosféricos, responsáveis pelos 24% restantes.
“Ficamos satisfeitos em acompanhar o trabalho dando resultado. Ainda que em nossa gestão a educação ambiental tenha se tornado prioridade, a punição ainda figura em segundo plano como alternativa eficiente na repressão dos crimes contra nossa natureza” disse o coordenador de Meio Ambiente, Rogério Bosqueiro.
“Nossa equipe trabalha visando não somente a preservação ambiental, mas também o bem estar social” afirma Karen Aline Vespo; “E isso acontece quando temos uma cidade menos poluída e um meio ambiente menos atacado”, completa Stefani Vilas Boas, ambas fiscais de Meio Ambiente
As pessoas que presenciarem algum crime ambiental em São Pedro devem entrar em conta pelo telefone 3481-9260 ou pelo WhatsApp: 3481-9200.