Evento – 15ª Parada LGBTQIA+ de Piracicaba será domingo

Acontece neste domingo, dia 09 de julho de 2023, a partir das 14h00, a 15ª edição da Parada da Diversidade e do Orgulho LGBTQIA+ de Piracicaba, com o tema Não Pira, transfobia é crime! Por uma Piracicaba sem transfobia.

Anselmo Figueiredo, organizador da Parada, informa que a concentração do evento será ás 14h00, no mesmo local das edições anteriores, na Praça “Sociedade São Vicente de Paulo”, mas conhecida como a Praça da Paz (Rotatória da Avenida 31 de Março com Avenida Independência/ Próximo ao Teatro Municipal Dr Losso Netto). A caminhada com os trios elétricos está prevista para sair às 16h30 e segue pela avenida José Micheletti, cruza a Avenida Armando Salles de Oliveira e desce a Rua XV de Novembro, até a esqui- na com a Rua Tiradentes, no centro da cidade. Em seguida, das 17h30 às 22h00, aconte- ce no Engenho Central (Palco Externo do Teatro Municipal Erotides de Campos), o Show de Encerramento da 15ª Parada LGBTQIA+, este ano com atrações como Linn da Que- brada (BBB, Dança dos Famosos), Tchaka Drag, Salete Campari, DJ residente Mia Houf, participação especial de DJs convidados como Lorenzo Zimon e Gabi Naomi, outros DJs convidados, companhias de Dança e Performances da arte DRAG de Piracicaba e Regi- ão. Ver programação completa das atrações culturais no final do release.

O tema da Parada deste ano foi pensado juntamente com o Coletivo Trans da ONG Casvi (Centro de Apoio e Solidariedade á Vida), ONG de Direitos Humanos, sem fins lu- crativos, que em outubro próximo completa 30 anos de atuação no município de Piracica- ba (desde 1993). Dados da ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) nos revelam que pelo 14º ano consecutivo, o Brasil é o país que mais mata a população de travestis e pessoas transexuais no mundo. No ano de 2022, 131 travestis e transexuais fo- ram assassinadas. Só neste ano de 2023, dados parciais da ANTRA já contabilizam, até o dia 07 de maio, 46 pessoas transexuais e ou travestis.

PARCERIA — Em Piracicaba, a ONG Casvi, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas para LGBT, dialogam desde o início do ano com a Secretaria Municipal de Saúde para a retomada do tratamento hormonal para pessoas trans no CEM (Centro de Especialidades

 

Medicas) e criação de um Ambulatório de Saúde Integral para pessoas Transexuais no Hospital Regional de Piracicaba. Anselmo Figueiredo, que também é presidente do Con- selho Municipal LGBT de Piracicaba e Coordenador Geral da ONG Casvi, explica que no mês de passado, no dia 28 de Junho, a ONG Casvi e o Conselho Municipal estiveram reu- nidos com o Secretário Municipal de Saúde e Coordenações técnicas da Rede de Saúde e que o saldo da reunião foi bastante positivo.

Além disso, o Conselho Municipal de Políticas para LGBT de Piracicaba está desde o início deste ao em processo de construção do Plano Municipal de Políticas para a popu- lação LGBTQIA+, com o objetivo de auxiliar a prefeitura municipal de Piracicaba a comba- ter o preconceito, a discriminação e a violência contra as pessoas da comunidade LGBTQIA+. Segundo Anselmo, as denúncias de LGBTIfobia aumentaram significativa- memte nos últimos 5 anos. “Estamos terminando de contabilizar os dados de denúncias e demandas que a ONG Casvi recebe, através do seu Plantão de Atendimento semanal, em nossa sede no bairro alto, assim como denúncias e outras demandas que chegam para o Conselho Municipal LGBT e até mesmo via 156 da prefeitura”, informa Figueiredo.

O organizador da Parada de Piracicaba lembra que, além de ser um grande evento cultural, com apresentações artísticas que prezam pela diversidade e respeito as diferenças, o objetivo do evento é dar visibilidade para todos os segmentos da comunidade LGBTQIA+ (Lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queers, pessoas intersex e assexuais), entre outras expressões e gênero e ou orientação sexual, representadas tam- bém pelo “+” que hoje compõem a sigla do Movimento Social, e principalmente reduzir as opresssões, a violência, a discriminação, dialogando com toda a população, instituições públicas e privadas de Piracicaba e de cidades da nossa Regiao Administrativa para o avanço de uma sociedade mais igualitária e justa, com mais oportunidades para todas e todos, sem preconceitos de raça, cor, orientação e ou identidade de gênero.

No Engenho Central, entre 17h e 22h00, além das tradicionais apresentações artísticas no Palco Principal, haverá um lounge no Armazém 9 do Engenho, onde também estará a Praça de alimentação e uma novidade desta edição da Parada LGBTQIA+, o Espaço Saúde e Cidadania, no Armazém 14, com muita informação sobre Direitos e ações em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde- SEMS, e também com a Secre- taria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads). Equipe voluntária da ONG Casvi, juntamente com profissionais de Saúde e da Assistência Social farão orienta- ções, disribuição de materiais informativos e insumos de prevenção, além de testes rápi- dos em parceria com o CEDIC.

 

NO TEATRO — No Palco Externo do Teatro Erotides de Campos, acontece a partir das 18h00, a tão esperada apresentação da artista Linn da Quebrada, que foi uma das participantes do Big Brother Brasil 22 e Dança dos Famosos deste ano, no Programa Caldeirão do Huck, além de participação em diverso programas de Televisão, como apresnetadora do Trans- Missão (Canal Brasil / Canais Globo) e como atriz na série Segunda Chamada (Rede Glo- bo/ Globoplay).

A realização da 15 ª Parada LGBTQIA+ de Piracicaba é da ONG Casvi e Figueire- do Produção Cultural, com o apoio da Secretaria Municipal da Ação Cultural / Pefeitura Municipal de Piracicaba, do Conselho Municipal de Políticas para LGBT de Piracicaba, do Fórum Paulista LGBT, da ANTRA, da Rede Trans, da APEOESP, da ABGLT e do Mandato da Deputada Estadual Professora Bebel.

 

 

 

 

 

BOXE

 

Parada

Programação artística e cultural

 

Apresentação

Salete Campari e Tchaka Drag

(também apresentadoras na Parada LGBTQIA+ de São Paulo)

Trios elétricos / Trajeto / Palco Principal / Lounge no Armazém 9 DJ Residente Mia Houf

Participações especiais

DJ Gabi Naom

DJ Lorenzo Zimon

DJs convidados: Gutto Bernardo, Renan Alvez, Will Tomé e DJ Kelvin

Atrações no Palco Principal (entre 18h e 22h00)

Linn da Quebrada

Tchaka Drag Salete Campari

DJs Mia Houf / Gabi Naomi / Lorenzo Zimon Performances Drags:

 

Lucia Gardyn (Diva da 14ª Parada LGBTQIA+) Hemylly Lupon e Labelly Askovity

 

Companhias de Dança Nicolas Huppert e Ch2 Perfomance Rhuiiz (cantor não binário)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima