História – Mercado Municipal comemora 135 anos com festa ao público

O permissionário Nivaldo José Rozada trabalha diariamente no Mercadão., CRÉDITO: Thais Passos/SEMA

 

Considerado um dos mais antigos do Brasil, o Mercado Municipal de Piracicaba, inaugurado em 1888, chegou aos 135 anos ontem, 5. A comemoração oficial está marcada para sábado, 15, a partir das 8h, em uma parceria com a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) e da Rádio Educativa.

O prédio do Mercado Municipal, tombado em 1987 como patrimônio cultural do município e localizado no coração da cidade, abre todos os dias do ano e recebe aproximadamente 220 mil pessoas por mês, atraídas pela tradição e o legado que permeiam a trajetória do Mercado, além das inúmeras variedades de produtos selecionados e de qualidade.

Visando um modelo de gestão público-privado, em 2010 foi celebrada uma parceria entre a Prefeitura de Piracicaba e a Associação de Comerciantes do Mercado Municipal, possibilitando relevantes avanços relativos à sua estrutura física e organizacional. A Sema é responsável por acompanhar o trabalho realizado pela Associação. “O Mercado Municipal é um marco para a população e um ponto turístico muito valorizado em Piracicaba, e, portanto, deve ser tratado com muito respeito, como todo prédio público”, disse a secretária de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame.

Atualmente, o Mercado Municipal gera emprego e renda para aproximadamente 400 pessoas, entre permissionários e funcionários que dividem os 152 boxes existentes, os quais se destinam a venda de hortifruti, carnes, doces, peixes, especiarias, massas, além de flores, artesanato e utensílios domésticos, de churrasco e de pesca.

“Aqui dentro temos famílias que administram bancas a gerações”, contou a presidente da Associação, Thais Gabriele Magro, que está na gestão do Mercado há dois anos e também cresceu ao lado de sua família no Mercado.

Nivaldo José Rozada é um dos permissionários que trabalha diariamente ao lado de sua esposa e dois filhos numa banca de frutas, verduras, legumes, ovos e cereais. “Viemos da roça para trabalhar no Mercadão há 35 anos. Buscamos dar o melhor atendimento para quem vem no Mercado porque ele representa o meu ganho, o meu futuro e dos meus filhos”, conta Nivaldo.

O Mercado também tem clientes fiéis, como o senhor Humberto Antonio Zorzenoni, que frequenta o espaço desde criança, influenciado por seu pai. “Já virou hábito vir aqui todos os dias para comprar verduras e legumes para o meu restaurante e também aproveitar para comer um pastel bem gostoso que só tem aqui no Mercadão”, disse Humberto.

FESTA – A comemoração oficial aberta ao público será no sábado, 15, no estacionamento do Mercado Municipal de Piracicaba, com transmissão ao vivo pela Rádio Educativa. Das 8h às 12h, a festa contará com apresentações musicais da cantora Rosângela Lima, da Orquestra Noiva da Colina e das duplas sertanejas Fernando Freitas e Gilberto Lage e Claudemir e Moisés. Durante a comemoração, haverá sorteio de prêmios de vouchers para uso nos boxes do Mercado Municipal, atrações infantis para crianças e atendimento de profissionais da Secretaria de Saúde para aferição de pressão gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima