REPUBLICANOS
O Partido Republicanos, com nova Executiva em Piracicaba, começa juntamente com o deputado estadual Alex Madurera (PL) a se debruçar nas questões municipais visando as eleições de 2024. “Temos boas expectativas de fazer um grande número de vereadores, tanto o Republicanos como o PL, além de acreditar que podemos também eleger o próximo prefeito de Piracicaba”, comenta Carlos Roberto Rodrigues, membro da Comissão Executiva local.
WAGNÃO – I
O presidente da Câmara, Wagner de Oliveira (Cidadania), o Wagnão, defendeu a atuação da Procuradoria Legislativa na orientação da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação) para exarar o parecer sobre o projeto de lei 51/2023, que trata da reposição salarial dos servidores públicos municipais.
WAGNÃO – II
“A Procuradoria cumpriu na íntegra a sua atribuição de orientar os trabalhos da comissão, mediante nota técnica, escrita e autuada nos autos”, disse, na noite desta quinta-feira (29), durante a 38ª Reunião Ordinária da Câmara. A fala do parlamentar foi uma resposta esta coluna, da edição publicada na quarta-feira (28).
WAGNÃO – III
Wagnão leu a nota da Procuradoria Legislativa. No texto, o órgão detalha que apresentou à CLJR uma nota técnica “operando pela constitucionalidade do projeto, à exceção do artigo 6º”, o qual estendia a reposição dos servidores municipais aos agentes públicos (prefeito e secretários municipais) e que acabou sendo questionado pela Procuradoria-Geral de Justiça do Estado.
WAGNÃO – IV
“Elas sugeriram que o artigo fosse suprimido”, destacou. E também lembrou que o objetivo do esclarecimento é para que “não paire dúvida nenhuma” sobre a atuação da Procuradoria Legislativa e dos próprios leitores da coluna do jornal. De acordo, senhor presidente.
WAGNÃO – V
Mais uma vez, Wagnão, com toda sua simplicidade e competência ao mesmo tempo, dá uma lição de ponderação e educação, com nossos aplausos. Sem ofensas; sem alterar a voz; sem querer impor autoridade. Apenas apontou as falhas deste Capiau, idoso e cansado, mas que, como qualquer ser humano, também pode errar e não se exime dos erros que comete. O esclarecimento da atuação da Procuradoria está feito, agora falta apenas que o imbróglio com a reposição dos servidores seja resolvido.
PENA
Lamentável, nobre presidente Wagnão, que a falha deste Capiau, idoso e cansado, foi bem esclarecida, com publicação da íntegra do documento, incluindo agora pedido de desculpas — ressalvado um julgamento ético e de comprometimento com a causa pública deste jornal —, mas que o erro mesmo se deu no abandono do parecer da Procuradoria Legislativa pela maioria dos legisladores, dignos representantes do povo piracicabano. Uma pena, nobre presidente Wagnão, porque o funcionalismo municipal é o grande prejudicado.
PRONÚNCIA
A última reunião ordinária da Câmara, na quinta-feira (29), teve um momento de descontração – apesar de algumas discussões, normais, no plenário. Ao falar a palavra em inglês ‘Position’, o presidente Wagnão errou a pronúncia. Mas na propositura seguinte – que tratava do sistema Big Brother – carregou no sotaque americanizado. O riso foi geral. Valeu pelo alívio cômico. Parabéns.
INELEGÍVEL
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se tornou inelegível por abuso de poder. A decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ontem, 30, foi concluída pelo placar de 5 x 2, tendo sido o voto da ministra Carmem Lúcia o decisivo. Por volta do meio-dia, quando começou a votar, ela encerrou o suspense que pairava desde o último dia 22, quando o julgamento havia sido iniciado. Está inelegível até 2030. Claro que vai recorrer ao STF.
BANDEIRA DO DIVINO
O prefeito Luciano Almeida recebeu, ontem, 30, a Bandeira do Divino, que deve permanecer em seu gabinete até terça-feira, 4. Ela foi entregue pelos festeiros do Divino, Adolpho Queiroz e Elisabete Bortolin, que estavam acompanhados pelo diretor religioso da Irmandade do Divino, Virgilio Carraro. A Bandeira do Divino já passou, nos últimos dias, por mais de 60 residências. A 197ª Festa do Divino acontece entre os dias 9 a 16 de Julho, no largo dos Pescadores.