Moraes Barros – Praça de escola estadual sofre com furtos e falta de iluminação

Vereadora e secretário foram recebidos pela diretora da escola. CRÉDITO: Guilherme Leite

 

 

A situação da praça Doutor Jorge Tibiriçá, onde está localizada a Escola Estadual Moraes Barros, preocupa moradores do entorno, pais, alunos e a direção da escola. Visando resolver a situação, a vereadora Rai de Almeida (PT) compareceu ao local, na manhã desta quarta-feira (28), acompanhada do secretário Municipal de Obras e Zeladoria (Semozel), Paulo Roberto Borges.

Eles foram recebidos pela diretora da escola Moraes Barros, Silmara Aparecida Romani, que apontou os locais onde ocorrem furtos e também os pontos que precisam de manutenção e zeladoria.

Há doze anos na direção da Moraes Barros, Silmara Romani relatou que houve um aumento da população em situação de rua no local. “Estão furtando os fios da praça e por isso não temos mais iluminação à noite”, disse.

A diretora ainda relatou a ocorrência de buracos abertos para furtar a tampa da caixa de esgoto e outros objetos. “Foi roubado o busto de bronze que é do Moraes Barros, uma escola centenária de 122 anos, então tudo que pode ser roubado, retirado, está sendo retirado, já foi”, disse.

A situação também incomoda quem frequenta o local. É o caso da babá Cristiane Pereira Torres, que reside nas imediações. Segundo ela, a praça está abandonada porque roubaram os fios e não tem iluminação. “De noite fica cheio de morador de rua, a gente não tem nada contra, mas fica cheio e lotado aqui, não tem como as crianças brincarem na praça devido à escuridão, aqui não tem segurança nenhuma aqui para gente”, reclamou.

A vereadora Rai de Almeida foi contatada pelo vice-diretor da escola, Marcelo Fernandes, e já havia visitado o local para detectar os problemas relatados. “Já é de longa data o abandono dessa praça, existe todo esse problema do formigueiro de frente para a rua do Rosário e a depredação com a questão da iluminação, com as guias, sarjetas, todo esse problema nós já tínhamos detectado”, afirmou.

Além da Semozel, o gabinete da vereadora contactou a Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente) e a Diretoria de Ensino, já que além da praça, há problemas internos, como, por exemplo, cupins no prédio da escola.
O secretário Paulo Roberto Borges declarou que já havia tomado ciência de alguns problemas da praça e que há cerca de um mês houve um furto, o material foi reposto e foi novamente furtado. “Nós fizemos contato diretamente com o engenheiro elétrico, ele está vindo aqui à tarde para fazer uma avaliação completa do que foi furtado, do que pode ser reposto de imediato”, disse. Ele informou que irá utilizar iluminação de LED para aumentar a claridade na praça. “Vamos aproveitar também para realizar uma limpeza, tem muitas árvores aqui e há a necessidade de corte, de remoção”, disse.

Questionado sobre prazos, o secretário afirmou que algumas questões são emergenciais, como os buracos que estão abertos e precisam ser tapados para evitar acidentes, e outras demandam de um cronograma, no caso do corte e remoção de árvores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima