Vila África – Universidade faz programação de contação de histórias em julho

Objetivo é proporcionar o acesso a universo de sabedorias: valores culturais da Comunidade Vila África. Crédito: Divulgação

Universidade Vila África é um projeto contemplado pelo Proac Editais 39/2022 — através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo —, coordenado por Fernanda Ferreira, com produção executiva de Marcia Maria Antônio e produção de Thiago Benedito. Seu objetivo é proporcionar o acesso ao universo de sabedorias que constitui os valores ancestrais da Comunidade Vila África, que por sua vez são os saberes e fazeres da cultura oral, corporal e musical, dos tambores, das tranças, das amarrações, do samba e outros.

Os saberes anunciados serão transmitidos pelas mestras e pelos mestres às detentoras e aos detentores que compartilharam e trocaram experiências por meio de aulas, rodas de conversas e apresentações.

Estas atividades serão oferecidas à Comunidade Vila África bem como para a população de Piracicaba em geral, como forma de possibilitar às pessoas participantes a aproximação com essa manifestação da cultura popular e tradicional, que se constitui como um conjunto de saberes de matriz negra.

A comunidade Vila África é um Quilombo Urbano que reúne um arcabouço de saberes de cultura de matriz negra formada por pessoas de maioria pretas. A Comunidade Vila África carrega este nome devido ao time de futebol fundado pelo Mestre João em 1950. Desde o início do Século XX, há neste local a concentração de pessoas negras que se manifestam a partir de seus fazeres culturais. Os mais jovens e crianças buscam manter as memórias da comunidade, concentrada principalmente entorno da família Antônio, por meio das manifestações religiosas, profanas e artísticas que foram iniciadas pela comunidade.

As aulas iniciaram no mês de abril e o projeto finalizaram com a Celebração e Festa aos Ancestrais. Neste mês de julho, aos sábados, dias 01, 08, 15 e 22, acontecerão as aulas de contação de histórias com Evair Sousa a partir da 15h e, em seguida, às 16h, aulas de capoeira com o contra mestre Celso Cobra e a professora Jararaca. As atividades acontecerão no Ponto de Cultura Vila África, na rua Professora Maria Angelica Fernandes Siqueira s/n.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima