Caldeirão Político

HARMONIA — I

Ao que tudo indica, a fala do vereador Paulo Campos (Podemos), durante a sessão de segunda (19) foi um puro momento de estresse, falando bem do jeito deste idoso e cansado Capiau. Em outras palavras, o nobre edil deve ter falando até sem pensar, pois, ontem (23), poucos dias depois. esteve na tradicional Festa de São João de Tupi e, lá, foi possível presenciar o aperto de mão, sempre simpático, que o vereador deu no prefeito, como faz com os seus eleitores, amigos e a população em geral.

 

OPOSIÇÃO – I
O vereador Pedro Kawai (PSDB) fez uma breve, porém enfática, reflexão sobre a atuação política na quinta (22), que este Capiau, idoso e cansado, acompanhou com atenção. “A oposição, quando debate, fala e se posiciona, algumas vezes pode ser uma questão política, porque esta é uma Casa política. Mas por outro lado, se a população, de fato, deve ser ouvida, a oposição traz uma verdade também, porque aqui ninguém é dono da verdade”, disse.

 

OPOSIÇÃO – II
“Não pode subir aqui (na tribuna da Câmara) e falar que a oposição é isso ou aquilo, porque sabemos o que está acontecendo no dia a dia da nossa cidade”, disse, ao criticar o que acredita ser uma tática da Prefeitura em ‘terceirizar’ culpados: “Uma hora é a Covid, outra hora é a crise mundial, sempre tem uma terceirização”, citou. “Alguns replicam a voz do povo, já outros preferem replicar a voz do governo”, concluiu.

 

‘VOLTEI’
Na 36ª Reunião Ordinária, quinta-feira (22), o vereador Ciro Romualdo (Podemos), o Ciro da Van, comentou seu retorno à Câmara. “Trabalho há mais de 15 anos com transporte escolar na região de Santa Teresinha. Ter uma vida pública não é fácil. Fiquei 31 dias na Câmara no ano passado e sou cobrado pela população até hoje”, declarou. Ele permanece na vaga de até 23 de julho diante da licença do titular de seu partido, Paulo Campos, que solicitou afastamento.

 

ZANIN – I
A aprovação do advogado Cristiano Zanin Martins para o Supremo Tribunal Federal foi exaltada pela vereadora Rai de Almeida (PT). O piracicabano de 47 anos passou por sabatina no Senado Federal na quarta (21) e recebeu 58 votos favoráveis e 18 contrários. Zanin, que vai ocupar a vaga do ex-ministro Ricardo Lewandowski, atuou na defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante os processos da Operação Lava Jato.

 

ZANIN – II
“Um piracicabano que nos orgulha de tê-lo no STF. É um profissional sério, comprometido com a democracia, o fortalecimento das instituições e defensor da Constituição Federal. Podemos considerá-lo um revolucionário, com compromisso com a lei. É um dos principais nomes da advocacia brasileira no último período e tem se destacado como um dos mais brilhantes advogados na nossa sociedade”, disse a vereadora Rai de Almeida.

 

ZANIN – III
Ela enalteceu o papel do advogado de defesa de Lula ante o então juiz Sergio Moro e o então procurador Deltan Dallagnol. “Provou que as condenações de Lula foram parte de um esquema montado por uma quadrilha liderada por Dallagnol e Moro. Ele não se intimidou diante de um juiz parcial. É um homem gigante, que nos orgulha e enaltece a sociedade brasileira”, concluiu.

 

35 ANOS – I
Ao ocupar a tribuna pelo tempo regimental de 5 minutos, como liderança partidária, o vereador Pedro Kawai (PSDB) celebrou os 35 anos do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), fundado em 25 de junho de 1988. “É uma história de luta, de comprometimento com o país, com o nosso Estado de São Paulo, com a nossa cidade e várias grandes cidades e grandes referências e grandes líderes que o PSDB tem em suas fileiras”, disse.

 

35 ANOS – II
O vereador destacou que, em 1992, o partido participou da campanha pelo impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello. No ano seguinte, Fernando Henrique Cardoso foi nomeado ministro da Fazenda e iniciou a elaboração do Plano Real, que entrou em vigor em 1994. “Encerraram-se anos de hiperinflação, especulação financeira e recuperou o poder aquisitivo dos nossos trabalhadores”, relatou Pedro Kawai.

 

35 ANOS – III
“A meu ver, um dos projetos mais importantes do governo Fernando Henrique, em 2000, foi a Lei da Responsabilidade Fiscal. Acho que esse é um dos principais marcos, depois do Plano Real, do governo PSDB e também a política dos medicamentos genéricos que ocorreu na segunda gestão do governo Fernando Henrique, quando José Serra assume o Ministério da Saúde”, afirmou.

 

35 ANOS – IV
Kawai ainda lembrou que, em 1995, FHC, como presidente, conseguiu diminuir a inflação e em seu governo ocorreu a criação de programas sociais como o Bolsa Escola, o Auxílio Gás e o Bolsa Alimentação, que o governo Lula, na sequência, “juntou todos no que hoje é o Bolsa Família”.

 

MÉRITO – I
A Câmara irá conceder “Medalha de Mérito Legislativo” a Roberto Turchi de Morais. A entrega da honraria é de iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), autor do projeto de decreto legislativo 14/2023. A propositura foi aprovada na quinta (22) e enaltece a carreira política de Morais, eleito vereador em 1992, tendo sido reeleito em 1996 com a maior votação da história da cidade. Merece.

 

MÉRITO – II
Ainda no texto do PDL aprovado na Câmara, é destacada a vitória de Roberto Morais na eleição para deputado estadual, pela primeira vez, em 1998 — “na ocasião, Piracicaba e região estavam há 12 anos sem representante”, aponta o texto da propositura. Foi reeleito nas cinco legislaturas seguintes 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018, “acumulando conquistas para os municípios, apoio junto ao governo do Estado, destinação de emendas”, destaca o texto do PDL.

 

AUDIÊNCIA
Cineastas independentes e profissionais do setor vão participar da audiência pública na segunda (26) para discutir o Projeto de Lei nº 573/2023 que institui a obrigatoriedade de uma cota para exibição de filmes de produções independentes no Estado de São Paulo. O autor do projeto é o deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT), que junto com um grupo de cineastas do interior de São Paulo, protocolou o projeto na Alesp.

 

PODEMOS
Está confirmada a filiação do deputado estadual Helinho Zanatta ao Podemos. Vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Helinho foi eleito pelo PSC (Partido Social Cristão).

 

HARMONIA — II

O vereador Paulo Campos é filiado ao Podemos, está licenciado, e já se lançou pré-candidato a prefeito, com Octavio Helene Junior pré-candidato a vice. Helene foi juiz de direito na Comarca, diretor do Fórum Professor Francisco Morato e é aposentado como desembargador do TJSP. Tudo em harmonia, o que vale dizer que a Política dá voltas como as nuvens, sempre serenas, macias, como algodão que paira na atmosfera. Vamos em frente, todos, confiantes num mundo sem ou com menos desigualdades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima