Sud Mennucci – Estudantes participam do ‘Jogo de Governo Aberto’

A atividade aborda conceitos relacionados à participação popular e à transparência e responsabilização do Governo. CRÉDITO: Guilherme Leite

 

Na tarde desta terça-feira (20), alunos da Escola Estadual “Sud Mennucci” participaram da atividade “Jogo de Governo Aberto”, desenvolvida em parceria com a Escola do Legislativo “Antonio Carlos Danelon – Totó Danelon”, da Câmara Municipal de Piracicaba, com a vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, e outros integrantes do grupo. A atividade foi realizada também na segunda-feira (19), na escola.

O palestrante Ayri Saraiva Rando, um dos integrantes do mandato coletivo, dividiu os alunos em grupos e explicou o intuito da prática e as formas do jogo. “O objetivo é abordar de forma lúdica assuntos políticos que muitas vezes não despertam o interesse”, disse Ayri. O palestrante explicou também que o jogo simula situações reais do dia a dia político, jogado por cartas representadas por “atores”, como o governo federal, governo local (estadual ou municipal) e atores da sociedade civil. A distinção entre os atores se dá por um tabuleiro imaginável, com cartas de ações e fatos políticos, sendo alguns a favor da abertura do governo e outros a favor do fechamento do governo.

Os alunos, durante a atividade, debateram sobre as cartas, procuraram entender cada personagem e trocaram informações, os caminhos a percorrer e, ainda, quais estratégias para atingir o objetivo final. As categorias eram divididas em cores, que representavam as ações de transparência, participação e responsabilização. O vencedor era quem concluísse as três cores da trilha.

Ao final da atividade, o palestrante reservou um tempo para opiniões e avaliações dos alunos. “A gente não entende como é que funciona, mas tem uma noção, e podemos expressar a nossa opinião ao dizer se está certo ou errado”, disse o aluno Lucas Francisco Evangelista. De acordo com outro participante, Calil Dias Sousa Cunha, “é um jogo bem completo e explicativo, com regras massivas, mas conforme a equipe ia jogando, as regras se tornavam mais fluídas”. Já o aluno Enzo Antonio disse que o jogo ajuda a raciocinar melhor.

Frederico Bandeira, professor de filosofia da turma e que articulou a parceria com a Escola do Legislativo, disse que “espera que o jogo possa contribuir com o conhecimento dos alunos, pois traz uma atualização do tema de Maquiavel, que aborda a concepção de Estado político, matéria incluída na grade de estudo curricular do Estado.

As escolas do município interessadas em realizar a atividade podem entrar em contato com a Escola do Legislativo da Câmara para firmar a parceria, através do telefone (19) 3403-7129 ou e-mail [email protected].

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