Calendário de Eventos – Câmara institui Festival de Jazz Manouche

O Festival de Jazz Manouche de Piracicaba deverá ser incluído no Calendário Oficial de Eventos do Município e será celebrado sempre no mês de agosto. É o que prevê o projeto de lei nº 46/2023, de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, aprovado em primeira discussão na 35ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (19).

Com a primeira edição realizada em 2013, o festival foi concebido pelo juiz de direito José Fernando Seifarth de Freitas, um apaixonado pelo jazz cigano e que abraça a música como hobby. O estilo é resultante da fusão do jazz americano com a música cigana, que teve como maiores representantes o violonista belga Django Reinhardt e o violinista francês Stéphane Grappelli.

Desde a primeira edição do evento, há pelo menos mais de uma dúzia de diferentes formações associadas à essa linguagem musical característica, que possui a batida dançante dos violões ciganos acompanhados pela marcação do contrabaixo e pelos improvisos do violino e acordeom.

O movimento no Brasil começou a chamar a atenção também no exterior, e a segunda edição do Festival de Jazz Manouche de Piracicaba, realizada em 2014, contou com a presença de artistas como Richard Smith (Reino Unido) e Dario Napoli (Itália), além de grandes nomes e formações do jazz manouche nacional.

A vereadora justificou, no projeto, que o festival promove a cultura e a música do jazz manouche e tem integrado há muitos anos as programações de Piracicaba, como o aniversário da cidade e o Salão Internacional de Humor. O projeto ainda será votado em segunda discussão. Confira, no vídeo, nesta página, a declaração de voto da vereadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima