Caldeirão Político

ZÉ LUIZ NA SEMDETTUR

O prefeito Luciano Almeida (PP) anunciou ontem (20) José Luiz Ribeiro para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur). Ele substitui José Luiz Guidotti Júnior, que deixa a Pasta por motivos pessoais. Luciano agradeceu a contribuição de Guidotti Júnior, lembrando que no período em que esteve à frente da Semdettur – desde janeiro de 2021 – Piracicaba recebeu R$ 5 bilhões de investimentos e foram gerados mais de 17 mil empregos com carteira assinada. José Luiz Ribeiro foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e região de 1990 até 2014, e da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Estado de São Paulo e Força Sindical. Também foi vereador por três mandatos, além de assumir a Secretaria Estadual de Emprego e Relação do Trabalho do Estado de São Paulo (SERT) em 2015. Em 2019 assumiu a Secretaria Municipal de Emprego e Renda (Semtre), onde ficou até abril de 2020. NA FOTO: Junior Guidotti, Luciano Almeida e José Luiz Ribeiro

 

PROP… – I
Este Capiau, idoso e cansado, não esconde a idade avançada. E também sempre diz que, ao longo desta jornada que somam décadas, aprendeu a ler sinais. No caso da revelação, feita pelo vereador Paulo Campos (Podemos) na noite de segunda (19), durante a reunião da Câmara, este escriba ficou um pouco confuso. E acha que, sempre, é bom ter cautela, muita calma, paciência, melhor para todos.

 

PROP… – II
A declaração de Campos pode ser dividida em dois momentos: inicialmente, demonstrou certa agressividade em uma eventual recusa do assessor Edvaldo Brito (Avante) em atender os parlamentares – “se é para ir para o embate… vamos para o embate”, disse. E tomado por esse sentimento de revanche, diz que “ofereceram dinheiro para que votássemos contra (o pedido de cassação)”, acrescentou.

 

PROP… – III
Para não deixar o leitor perdido, é importante escrever bem o que foi falado: “Nós estávamos aqui no estacionamento da Câmara, quando nós chegamos no dia da votação do pedido de cassação do senhor prefeito Luciano Almeida (…), ofereceram propina para mim e para o vereador Zezinho Pereira para que nós votássemos contra a cassação do senhor Luciano Almeida”, disse.

 

PROP… – IV
Não há para interpretar de outra forma, a denúncia está clara. Logo na sequência, Paulo Campos afirmou, ainda, que o colega Zezinho Pereira (União Brasil) é testemunha do ocorrido. “Eu falei ‘não, meu amigo, eu não aceito’; nunca precisei; estou pegando dinheiro de agiota, mas nunca peguei e nunca vou pegar”, disse. “Eu não tenho medo. Eu não tenho medo”, repetiu. Zezinho, por sua vez, afirma que votou de acordo com a enquete que fez com o eleitorado que faz críticas a Luciano, contra o prefeito.

 

PROP… – V
Mas o que deixou este Capiau confuso é que, ao relatar como teria sido a abordagem, Paulo Campos não fala em “propina”, mas em “proposta”, o radical é o mesmo: “prop…” Segue o texto, novamente como falado: “Eu tenho proposta para você”, disse o vereador, dando a entender o que teria ouvido no estacionamento, no que ele responde: “não, meu amigo, eu não aceito proposta”.

 

PROP… – VI
Ainda é difícil fazer qualquer análise sobre os desdobramentos desta declaração do vereador Paulo Campos, mas o fato é que, ao realizar uma denúncia desta natureza, o parlamentar demonstra que a crise entre situação e oposição continua, mesmo depois da derrubada do pedido para cassação do prefeito Luciano Almeida. O Capiau arrisca que essa crise seguirá até o final das eleições de 2024. Vale a pena?

 

‘ABANDONO’ – I
O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) criticou a falta de limpeza em praças da cidade. Ao ocupar a tribuna da Câmara, o parlamentar exibiu fotos e vídeo da praça Hilário Lucas, próxima ao Parque do Mirante, “onde está um total abandono”, disse, na noite desta segunda (19). “Falta de planejamento é total na cidade”, disse.

 

‘ABANDONO’ – II
Trevisan Jr. disse que, em alguns lugares, o mato é cortado, mas o que fica da limpeza não é retirado. “Essa praça está a 100 metros do Colégio Anglo e o pessoal que mora lá para a taxa de manutenção”, disse, ao enfatizar que “essa administração, para ser ruim, não serve”, acrescentou. A mesma reclamação, sobre abandono, foi feita sobre a Praça do Carmelo.

 

´PÉSSIMO’
O vereador Paulo Campos (Podemos) afirmou que o presidente do Semae, Artur Costa Santos, é “péssimo”. A fala aconteceu após o requerimento 560/2023 ser rejeitado em plenário. A propositura convocava Artur para debater a regularização das ligações de água nos imóveis de loteamentos anteriores a 2017. “Aí você tenta pela via do diálogo e não consegue. Aí você tem um instrumento de se fazer e se pedir audiência pública e não passa nessa Casa de Leis”, lamentou.

 

PARTICIPATIVO — I
Até vereador de oposição reconheceu, durante o Congresso do Orçamento Participativo, realizado no último sábado (17), a dedicação da Administração Luciano Almeida na condução do processo que dá voz à população no apontamento de obras públicas no município.

 

PARTICIPATIVO — II
Além do prefeito Luciano, 11 secretários municipais compareceram ao congresso, para conversar e tirar dúvidas da população, antes que eles apontassem as principais demandas de investimento em obras públicas. Alguns representantes de comunidades ficaram admirados com o empenho da Prefeitura pelas plenárias e do próprio Congresso.

 

INFRAERO
As negociações sobre o processo de regionalização do Aeroporto Municipal Pedro Morganti têm caminhado a passos largos, principalmente após a visita do prefeito Luciano Almeida a Brasília dia 31 de maio, quando se reuniu com o presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay. Há um esforço em conjunto e o importante é que esse trabalho seja concluído. Faz muitas décadas que era para acontecer: só rever os jornais que registraram vários momentos.

 

LAVAGEM
Depois de quase um ano quebrada, a máquina de lavar automóveis da Semutri foi consertada e já está trabalhando a pleno vapor na limpeza de toda a frota municipal. Ponto para o secretário Reinaldo Pousa que já chegou mostrando serviço. E não poderia ser diferente.

 

REPERCUSSÃO — I
O pronunciamento do vereador Paulo Campos (Podemos), segunda, teve repercussão de todos os lados. Edvaldo Brito (Avante), comissionado na Prefeitura, estava tranquilo, enquanto nas redes sociais circulavam informações de que estaria reunido com o prefeito Luciano e com o secretário Carlos Beltrame para “estudar sua saída”. “Estamos todos na calma”, disse Brito.

 

REPERCUSSÃO — II
Causou perplexidade e repercutiu negativamente na sessão da Câmara de segunda (17) a denúncia do vereador Paulo Campos (Podemos), que, junto com o vereador Zezinho Pereira (UB), teria sido abordado para votarem contra o impeachment do prefeito Luciano Almeida.

 

NEDER
No programa de ontem (20) na Rádio Educadora, o apresentador Alexandre Neder recebeu vários telefonemas de ouvintes indignados a partir da fala de Campos, com aval de Zezinho Pereira, que nada falou sobre o assunto. E reforçou a tese de que o assunto precisa ser esclarecido pelos vereadores e pelo prefeito. Os microfones estarão abertos para os dois lados, se assim o quiserem. Tudo faz parte de 2024 já antecipado.

 

GUIDOTTI – I
Conforme antecipado por esse idoso e cansado Capiau, foi publicada a exoneração do agora ex-secretário José Luiz Guidotti Junior, da Semdettur, pasta criada por ele e bem gerida, apesar dos adversários. O que circula, nos meios políticos, é que Guidotti pediu sua saída, pois vai voltar para suas empresas, que são muitas. Mas, na verdade, estaria desapontado com os meandros da política, uma vez que vinha sendo alvo de críticas da oposição.

 

GUIDOTTI – II
De fato, são críticas oposicionistas dirigidas diretamente ao ex-secretário, quer de ex-prefeito e candidato nas próximas eleições ou do Legislativo, também visando 2024. O real é que o trabalho realizado por Guidotti foi impecável, imprimindo um ritmo forte de entregas para a gestão do prefeito Luciano Almeida (PP). Aliás, a marca desta gestão vem justamente daquilo que saiu da Semdettur.

 

GUIDOTTI – III
A oposição sempre viu, em Guidotti Junior, um potencial e forte candidato a prefeito em 2024, e os analistas políticos de plantão, assim como esse idoso e cansado Capiau, concordam que seria um nome mais difícil de ser batido que o do próprio prefeito Luciano Almeida. Será uma perda para o governo difícil de ser assimilada, e seu substituto terá que trabalhar muito para mostrar a que veio e não perder a mão da ótima e bem organizada pasta que está recebendo.

 

GUIDOTTI – IV
Neste tabuleiro político, qual será a próxima jogada do prefeito Luciano Almeida? Seria algo já ensaiado já que sempre afirmou que não seria candidato à reeleição? Mas já se filiou ao PP. Um nome forte e cobiçado, como o de Júnior Guidotti, vai ficar solto por aí, correndo o risco de virar mais um problema para o prefeito? E que problema, Luciano! E que o agora secretário José Luiz Ribeiro, ex-vereador e ex-secretário de Estado, cuide da Semdettur.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima