Caldeirão Político

CONVENÇÃO

O MDB Piracicaba realizou convenção sábado (17): o presidente André Augusti e o filiado José Marcos Abdala, ex-vereador, comemoram a participação dos membros do Diretório Municipal, valendo dizer que a legenda está com brasa para as eleições de 2024. Agora, questão de tempo, das acomodações políticas que acompanharão os prazos que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinará para as definições. “Manda brasa” era, nas décadas de 70 e 80, o apelido do partido que tinha Orestes Quércia, Ulysses Guimarães e Franco Montoro com líderes, e FHC voltando do exílio no Chile.

 

DINHEIRO

Difícil fosse outro motivo. O advogado Cristiano Zanin Martins, de Piracicaba, será sabatinado pela CCJ do Senado Federal nesta quarta (21) e que, merecidamente, como jurista, é indicado pelo presidente Lula (PT) para o Supremo Tribunal Federal (STF). Mas é que, por dinheiro, teve uma briga com o sogro, o também advogado Roberto Teixeira, por causa de dinheiro de honorários advocatícios da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).

 

SÓCIOS

Essa disputa por dinheiro começou após a dissolução da sociedade de advocacia, em setembro de 2022. Dessa forma, os escritórios do sogro Ricardo Teixeira e de Cristiano Zanin Martins foram separados, sendo que a esposa, Valeska Teixeira Martins, manteve-se firme com o marido e também deixou o escritório do pai. São rusgas pessoais que, para este idoso e cansado Capiau, serão ou já estão superadas. Coisas de negócios.

 

CASAS

Não poderia ser diferente: o presidente Lula (PT) criticou casas de 15 metros quadrados construídas pela Prefeitura de Campinas. Desculpe-me, Prefeitura de Campinas, este idoso e cansado Capiau já acha caro demais o valor de casas de 48 metros quadrados por R$ 85 mil, ou pouco mais, com certo incentivo do Governo Federal. É preciso ajustar a vida dos pobres, o que podem menos. E foi por isso que Lula, ex-metalúrgico, teve a confiança de pouco mais de 50 por cento do eleitorado brasileiro. “Daqui a pouco, estaremos construindo poleiros para o povo morar”, afirma Lula.

 

ANIVERSÁRIO

Ontem (19), o governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), completou 48 anos de vida e recebeu cumprimentos de familiares, amigos e correlegionários. O deputado estadual Alex Madureira (PL) esteve no Palácio dos Bandeirantes para abraçar o chefe do Executivo paulista. Este idoso e cansado Capiau, bem mais velho que ambos, deseja saúde e paz.

 

SÓCIO?

O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) quer saber se Rubens Celso Ribeiro dos Santos, sócio-administrador da E3 Comunicação Integrada Ltda., possui algum grau de parentesco com o prefeito Luciano Almeida (PP). A pergunta está no requerimento 524/2023, aprovado na quinta (15), durante a 34ª Reunião Ordinária. A E3 mantém contrato com a Prefeitura para serviços de comunicação e publicidade.

 

RECLAMAÇÃO — I
A operação tapa-buraco realizada recentemente pelo Executivo na região do Perdizes foi criticada pelo vereador Gustavo Pompeo (Avante). Ele disse que a praça giratória Tito Ducatti colecionava 38 buracos e que, mesmo com o serviço no local, a população reclama de áreas que deixaram de ser resolvidas.

 

RECLAMAÇÃO — II
“Nunca mudou: você faz o pedido, tapam metade dos buracos e não o total. É uma vergonha, a gente cansa de ficar cobrando”, reclamou na quinta-feira (15).  O parlamentar exibiu uma série de vídeos sobre os problemas, entre eles a avenida Taubaté e as ruas Caruaru, Louveira, Carapicuíba e Itirapina, que receberam manutenção incompleta e serão incluídas em um novo pedido.

 

RECLAMAÇÃO — III
“Entendo que está chovendo, mas pela experiência em outras ocasiões, isso ficará seis meses para tapar o buraco. Isso não é atendimento”, declarou Pompeo, ao completar: “A população não paga meio imposto e merece ter o serviço atendido de forma integral. Isso acontece desde sempre e não muda.”

 

SEM DÚVIDA — I
O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou, ontem  (19), que não há dúvidas de que houve uma tentativa de golpe de Estado no país no período entre 31 de outubro de 2022 e 8 de janeiro de 2023. A afirmação foi feita no Rio de Janeiro, durante anúncio de investimentos na segurança pública do estado.

 

SEM DÚVIDA — II
“Não há nenhuma dúvida que o Brasil vivenciou uma tentativa de golpe de Estado. Isso é muito grave, muito sério, e deve ser sublinhado com muita nitidez para que não mais se repita”, disse o ministro. “Havia um engendramento criminoso tentando fraudar o resultado da eleição.”

 

SEM DÚVIDA — III
Segundo ele, isso vem sendo mostrado nas investigações da Polícia Federal (PF), do Ministério Público e de parlamentares. “Temos mais de 1,3 mil ações penais já ajuizadas, em tramitação em vários tribunais brasileiros, não só no Supremo, o que mostra a largueza dessa articulação criminosa.”

 

SEM DÚVIDA — IV

“Havia civis? Sim. Havia pessoas de boa-fé sendo envolvidas por algum tipo de discurso sedutor autoritário e extremista? Sim. Mas havia também chefes políticos, chefes militares, chefes do poder civil e militar, que estavam indevidamente participando de uma articulação para rasgar a Constituição.” Lamentável!

 

UNIÃO

Corre solta a fofoca de que, no Partido União Brasil, em Piracicaba, aguarda-se um nome para ser lançado pré-candidato a prefeito em 2024. Hoje, o vereador do União Brasil é o funcionário público aposentado Zezinho Pereira, que sabe entornar o caldo na hora exata e já enviou a nominata para o Diretório Estadual. Quem viria candidato pelo União Brasil? Uma incógnita para as eleições de 2024; aliás, uma delas.

 

PROCURADORIA — I

A Procuradoria Geral do Município teve papel decisivo na retomada do processo de aquisição do novo Sistema Integrado de Ensino para Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais do município. O procurador-geral, Guilherme Monaco de Mello, cuidou do caso pessoalmente, no STJ, em Brasília, o que garantiu que cerca de 30 mil alunos da Rede Municipal de Ensino continuem sendo beneficiados com o sistema, que é o mesmo utilizado em escolas particulares.

 

PROCURADORIA — II

O procurador-geral do município despachou pessoalmente com a ministra presidente do STJ Maria Thereza de Assis Moura. Segundo a ministra, a suspensão da execução do contrato podia “gerar grave lesão à ordem pública, quando se está no meio do ano escolar, e prejudicar a assimilação do conhecimento, dificultar a consolidação das habilidades e atrasar o desenvolvimento dos alunos”.

 

CONTRA O ARCABOUÇO

Faixa de protesto instalada pelo Diretório Municipal do PCB (Partido Comunista Brasileiro) em um viaduto de Piracicaba. Embora na esquerda mais liberal, o novo marco fiscal seja visto como avanço na proposta de Teto de Gastos, a legenda se posiciona contrária à medida apresentada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O Capiau, idoso e cansado, entende a posição do PCB, mas compreende que a eleição de Lula, em 2022, esteve condicionada a espectros políticos que defendem o ajuste fiscal. As divergências fazem parte da Política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima