História – Acervo fotográfico digital da Câmara ganha novos itens

Nova série documental adicionada ao acervo digital da Câmara traz fotografias de reunião solene, em 1995, alusiva ao centenário de amizade entre Brasil e Japão. CRÉDITO: Davi Negri

 

 

Fotografias datadas de 1995 retratam reunião solene, na Câmara, alusiva ao centenário do “Tratado de Amizade, Comércio e Navegação” celebrado entre Brasil e Japão

 

 

Em cima de uma extensa mesa, lado a lado, figuram nas paredes do Salão Nobre da Câmara Municipal de Piracicaba as bandeiras do Brasil e do Japão, cujas fortes cores contrastam com as longas cortinas brancas que descem do teto ao chão do recinto. A imagem retrata a reunião solene promovida pelo Legislativo piracicabano, em 8 de agosto de 1995, em comemoração ao centenário do “Tratado de Amizade, Comércio e Navegação”, celebrado entre as duas nações em novembro de 1895, e que reuniu vereadores e representantes da comunidade nipônica em Piracicaba.

Até muito recentemente apenas em papel, a fotografia, agora, faz parte de uma nova série de 26 itens documentais adicionados nesta quarta-feira (14) ao acervo digital do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara Municipal de Piracicaba, acessível por meio da plataforma Atom (Acess to Memory).

“Essa nova série documental é composta por 24 fotografias daquele dia, além do programa da solenidade e de uma placa alusiva ao evento”, explica Giovanna Fenili Calabria, arquivista e chefe do Setor, que ressaltou que a disponibilização do novo material é uma forma de também celebrar o Dia Nacional da Imigração Japonesa no Brasil, comemorado anualmente em 18 de junho. O registro da solenidade foi feito pelo fotógrafo Davi Negri.

A identificação das pessoas que aparecem nas imagens, segundo a arquivista, contou com a ajuda de Kássia Kishino Kawai, filha de Naoki Kawai, um dos homenageados na reunião solene que reconheceu a contribuição de vários membros da comunidade japonesa para a cidade.

“Nós temos um grande acervo fotográfico, inclusive com muitos negativos. Grande parte desse material, no entanto, muitas vezes não está acompanhado de outros documentos capazes de ajudar na identificação das pessoas que aparecem nas imagens, daí a importância desse tipo de contribuição, da memória dos indivíduos”, disse Giovanna, que na sequência frisou que o Setor está aberto para receber ajuda de outras pessoas na identificação do acervo fotográfico da Casa.

Surpresa – A fotografia eterniza um momento e é capaz, por si só, de promover e atualizar, mesmo com o passar dos anos, emoções e sentimentos. Quando somada ao acaso e às coincidências da vida, tem o dom de surpreender até mesmo aqueles que com ela dialogam todos os dias.

“Kazuo Miazaki…  o sobrenome é o mesmo que o seu. Será que é algum parente?”, perguntei ao estagiário de fotografia da Câmara, Samuka Miazaki, meu parceiro nesta matéria, ao ler na pauta o nome dos homenageados em 1995, enquanto aguardávamos o elevador para subirmos até o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo.

“É o meu avô!”, disse surpreso o jovem fotógrafo. “Eu não estava esperando. Totalmente ao acaso e fui logo eu o fotógrafo escolhido para essa matéria. Estou emocionado, disse ao ver as fotografias. “Meu avô faleceu quando eu ainda era criança, em 2014, e eu não tive muito contato com ele. Inclusive, tenho poucas fotos dele. Então, interagir com esse material, ainda mais assim, foi uma bela surpresa para mim!”, finalizou Samuka.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima