Sua vida será “All inclusive” ou “hostel”?

Gregório José

 

Um dos maiores mistérios do mundo é como a pessoa leva sua vida, alguns entendem que é um hostel, básico em tudo e nada desfruta do que existe de bom e proveitoso à sua volta. Centenas de moradores do Rio de Janeiro jamais pisaram nas areias da praia e, olha que isso explicitado em diversas pesquisas realizadas. Falta de tempo? De dinheiro? Oportunidade? Ou, simplesmente, porque não se julgam tal local como livre para todos?

Alguns levam suas vidinhas em seus mundinhos pequenos e alheios ao que acontece em sua volta. Vivem para sobreviver, não vivem para usufruir. Outros, de modo contrário entendem que é tudo “All inclusive” e, olha que não poderiam ostentar aquilo que desfrutam de tal maneira que parecem serem a parcela privilegiada de uma sociedade inacabada.

Mas, se pensarmos, a vida é desta maneira mesmo! Temos que viver para desfrutar o que a terra nos proporciona. Temos que experimentar o lado bom da vida.

Não podemos, e não devemos nos furtar de provar um pouco do que está á nossa frente. Mas, de maneira civilizada, com educação e esmero. Não podemos dizer que não gostamos disso ou daquilo se não provarmos um pouco, não experimentarmos.

Não posso dizer que a religião, ou templo, casa, espaço religioso de um tem melhores referências sobre o Deus ou Criador do que outro se nunca pisei ali ou ouvi um sermão, uma mensagem, uma orientação do mais alto. Como vou julgar um ser humano com a mesma compleição e estrutura física que eu, simplesmente pelo “pré conceito” de que aquela religião não é boa? Devo conhecer, experimentar para poder ter minha referência própria.

Como vou saber se um alimento é bom ou saboroso se não sei qual sabor, por ter me negado a provar?

Então, na vida, lembre-se que é tudo “all inclusive”, desde que saiba aproveitar. Deus te deu 24 horas por dia, um cérebro para pensar, amigos e familiares para te apoiarem e a capacidade para aprender e crescer, tanto espiritualmente quanto intelectualmente. Use todos os dias os dons que lhe foram dados.

Mas lembre-se, da vida não se pode levar nada. Os bens que conquistar na jornada ficarão por aqui. Tudo na terra é para ser desfrutado paulatinamente. O que aprender, passe para a frente. Não retenha para si o conhecimento absoluto. Se não agir assim, sua vida terá passado como um hostel, onde falta muita coisa e não há nada para aproveitar.

 

Gregório José, jornalista, radialista e filósofo; pós-Graduado em Gestão Escolar, em Ciências Políticas, em Mediação e Conciliação e MBA em Gestão Pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima