Aconteceu no sábado, numa das salas do Supermercado Delta, no Bongue, a exposição “Memorial Quinzista”, conduzida por Ednilson do Carmo, o Zico, um dos aficionados do clube, que colocou parte do seu acervo a disposição de grande público que prestigiou o evento, recebido pelo Departamento de Marketing da empresa com um cofee break.
Essa é a segunda exposição individual que ele organiza, com o seu material entre os itens colocados, camisas do E.C. XV de Novembro ao longo dos anos, desde os tempos em que não existiam patrocinadores, às mais recentes, sempre mostrando os uniformes tradicionais, em modelos para jogos em casa e fora do Barão de Serra Negra. Além dela, produto customizados do clube como latas de cerveja, litros de cachaça e até perfume com o símbolo do clube.
Segundo Ednilson do Carmo, o Zico, organizador do evento, “mandei apenas um e-mail para o departamento de marketing do Delta, informei minha intenção e eles prontamente toparam e nos receberam muito bem. Meu agradecimento especial ao gerente do Delta, Reinaldo, pela acolhida e também aos mais de 60 amigos que nos prestigiaram durante toda a manhã e tarde do sábado”.
Para o evento o organizador conseguiu levar 60 das camisas, com diferentes modelos, que possui em sua coleção. E além delas, recortes de jornais de uma excursão que o XV fez para a Europa em 1961, flâmulas do centenário do XV, manequins com camisas de patrocinadores diversos, entre eles o próprio Delta supermercados, e outras dos tempos em que não havia o costume de apoios de outras marcas ao clube.
Entre os itens expostos também estavam muitos ingressos de partidas, assistidas pelo próprio Zico que acompanha o XV há muitos anos, principalmente no estádio “Barão da Serra Negra”, onde assistiu grandes partidas do clube. Ele disponibiliza também suas atividades no Facebook no endereço “Zico Kmisas” e no Instagram, “Zico XV de Piracicaba”.
Ao receber a presença do presidente do XV, Luís Guilherme Schnoor, mostrou-se feliz com a iniciativa do presidente em constituir um grupo de trabalho para ir pensando e planejando futuras atividades para o Memorial do XV, a ser instalado no Barão de Serra Negra ou em outros espaços públicos da cidade. “Eu inclusive propus ao presidente que fizéssemos uma calçada da fama, com os jogadores importantes do XV que estão vivos, como forma de homenagem”, informou ele.
Outro aspecto importante da mostra foi o estabelecimento de contatos com familiares e amigos de ex atletas do clube, que se propuseram a colaborar com o Memorial, cedendo fotos, recortes de jornais e outros itens, não só para a coleção pessoal de Zico, mas também a serem encaminhadas posteriormente ao Memorial, quando seus planos saírem do papel para a prática, dando ao clube mais visibilidade sobre sua trajetória mais do que centenária “é um trabalho para as futuras gerações”, como disse Zico.
Para o presidente do XV, Luís Guilherme Schnoor, “No ano em que o nosso glorioso XV de Novembro de Piracicaba completa seus 110 anos, tive a oportunidade de ver o acervo pessoal do Zico, colecionador e apaixonado pelo nosso clube, e foi inevitável não fazer uma viagem no tempo, relembrando momentos importantes da história do XV. Acredito que a memória do XV estará sempre preservada por iniciativas como a do Zico.”
Zico, ao centro, com a filha Barbara, a irmã Vera Goulart e o amigo Thiago
Zico e o presidente do XV, Luís Guilherme Schnoor
Livros que contam a história do XV, também em exposição
Vereador Paulo Campos (Podemos) prestigiou a exposição
Camisas do clube com apoio da TAM