Começa nesta sexta-feira (9), no alto da serra de São Pedro, a 117ª Festa de Santo Antônio. Com a expectativa de receber ao menos 10 mil pessoas, o tradicional evento cultural, religioso e gastronômico atrai turistas de diversas cidades da região, devotos ao santo conhecido como padroeiro dos pobres e casamenteiro. A programação com entrada gratuita segue nos dias 10 e 11 de junho.
“Depois de Nossa Senhora Aparecida, São Antônio é o santo mais popular, mais amado e mais querido pela comunidade católica. Ele é o santo da família, carinhoso, protetor e era para ele que as pessoas pediam um bom casamento”, explicou o padre Claudio Cesar de Carvalho, responsável pela Capela do Santo Antônio.
Celebrado oficialmente do dia 13, Dia do Santo Antônio, o santo padroeiro das cidades de Piracicaba e Americana também é conhecido por convidar as pessoas a viver como Jesus Cristo. “Com certeza é um dos santos mais especiais pelos católicos, pois traz mensagens de esperança, confiança e sempre ajuda aos necessitados”, ressaltou o padre.
Para garantir a preparação dos pratos vendidos durante o evento, a paróquia conta hoje com apoio de aproximadamente 100 voluntários, a maioria moradores da zona rural do município. A gastronomia da festa é marcada com frango assado, leitoa, cuscuz, pastel e churrasco, além de barracas de doces, lanches, bebidas e brinquedos.
RELÍQUIA – Apesar de alguns representantes da igreja local informar que a relíquia que existe na capela é um pedaço de osso do padroeiro, num documento de doação assinado pelo bispo emérito de Piracicaba, dom Eduardo Koaik, de 24 de abril de 1994, diz que se trata de um pedaço de pele. “É uma relíquia muito importante, doada primeiramente pelo Vaticano para Diocese, que atrai católicos e devotos de todo Brasil que vêm pagar promessas e fazer pedidos durante a festa”.
HORÁRIOS – A Festa do Santo Antônio começa na sexta-feira (9), a partir das 19h; sábado (10), a partir das 19h; domingo (11), a partir das 10h. A programação religiosa começa no domingo, às 10h, com missa seguida de procissão e benção do bolo; segunda, às 19h, missa; terça, às 19h, missa seguida da benção dos pães. Mais informações: (19) 3481-1196.