Steam – ArcelorMittal e BB aliam-se para formação de até 5 mil professores

Jacobo Sabatiello, vice-presidente da Avsi Brasil; Alexandre Barcelos, VP corporativo de Finanças da ArcelorMittal; Waldenir Lima, VP de operações Aços Longos da ArcelorMittal; Tatiana Nolasco, diretora de Futuro da AcelorMittal; Herik Marques, diretor-superintendente da Fundação AcelorMittal; Sofia Trombetta, diretora de Pessoas, Saúde e Bem-estar na ArcelorMittal; Fabrizio Pellicelli, presidente da Avsi Brasil e Rogério Biruel, diretor executivo na Fundação Banco do Brasil. Crédito: Gabriel Araújo

 

Duas gigantes do mundo corporativo brasileiro, a ArcelorMittal e o Banco do Brasil (a maior empresa de aço do mundo e o maior banco do Brasil), pretendem formar, em 2023 e 2024, até 5.000 professoras e professores brasileiros de escolas públicas da Educação Básica na abordagem educacional Steam, que promove a aprendizagem por meio de projetos desenvolvidos pelos alunos. Para isso, a Fundação ArcelorMittal e a Fundação Banco do Brasil formaram uma aliança social em prol da educação, na qual vão investir R$ 6 milhões em dois anos.

A Liga Steam foi criada em 2022 pela Fundação ArcelorMittal para conectar parceiros e somar forças para melhorar a educação do Brasil e já é considerada um dos maiores programas de formação gratuita de educadores em Steam do país. Somando-se o total dos professores formados em 2022, as duas fundações almejam fechar o triênio 2022-2024 com quase 8.000 professores formados na abordagem Steam, que trabalham em sala de aula com mais de 250.000 estudantes de todo o país.

Na abordagem, sob orientação dos professores e professoras, e trabalhando de forma coletiva, os alunos avaliam e propõem soluções para questões sociais, econômicas e ambientais de suas comunidades, com o uso de conhecimentos e habilidades das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (daí, o acrônimo em inglês, steam). Por suas características, a abordagem contribui com a implementação da Base Nacional Comum Curricular de forma significativa.

Neste ano, o Projeto Liga Steam foi ampliado para todas as escolas da rede pública de Educação Básica do país, incluindo as escolas de Educação Infantil a partir da faixa etária de quatro anos. Como instrumento de mobilização e adesão de professoras, professores e alunos, o projeto inclui o Prêmio Liga Steam, pelo qual as escolas concorrem a prêmios, incluindo laboratórios de robótica e brinquedotecas. As inscrições para o Prêmio Liga Steam 2023 estão abertas até o dia 28 de junho.

O Projeto Liga Steam conta com a coordenação pedagógica da Tríade Educacional, referência nacional nessa abordagem educacional, e com a coordenação técnica da AVSI Brasil, articuladora de projetos sociais em contextos de vulnerabilidade ou emergência humanitária.

 

Legado para a educação brasileira

Na formação de Redes Públicas do Liga Steam, os professores recebem uma formação on-line de 50 horas para viabilizar a implementação da abordagem STEAM em sala de aula. Dentre os conteúdos da formação, estão o contato com metodologias ativas de aprendizagem como a ABP (Aprendizagem Baseada em Projetos), Design Thinking, e práticas que estimulam o pensamento computacional.

O projeto também trabalha para constituir, a cada ano, um grupo de 50 professoras e professores referência em Steam que se dedicarão à disseminação dessa estratégia pedagógica por meio de estudos e pesquisas e em suas redes de influência, sejam elas públicas ou privadas. O grupo de 2022 foi formado por meio de seleção pública em vários estados brasileiros. Outros 100 professoras e professores serão selecionados em 2023 e em 2024 em todo o país.

“O objetivo da aliança é deixar um legado benéfico e duradouro para a educação brasileira. Nossa expectativa é ampliar a escala da formação em Steam e esperamos que, depois da formação, esses milhares de professores continuem a utilizar a abordagem em sala de aula”, diz Herik Marques, diretor-superintendente da Fundação ArcelorMittal. “Com esse projeto pretendemos preparar melhor os estudantes para a vida e para o mercado de trabalho”, diz ele.

A Fundação Banco do Brasil já tinha como destaque o eixo “Educação Para o Futuro” entre seus programas estruturados. Por isso a adesão ao Liga Steam aconteceu de forma natural. “Não poderíamos ficar de fora desta ação inovadora, que valoriza a experimentação, a criatividade, a autonomia e o pensamento crítico. Acreditamos no poder transformador da educação e reforçamos, com essa parceria, nosso compromisso de investir no futuro das novas gerações, no futuro do nosso país”, declara Rogério Biruel, diretor de Desenvolvimento Social da Fundação BB.

“Fomentar a educação em Steam não é só para disseminar o interesse dos estudantes em Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, mas formar cidadãos críticos, preparados para enfrentar os desafios complexos de um mundo conectado”, explica Lilian Bacich, da Tríade Educacional, instituição responsável pela coordenação pedagógica do projeto.

“Parcerias que envolvem os setores privado e público, a academia e o terceiro setor valorizam e integram competências, capacidades, recursos e capital relacional desses diferentes segmentos da sociedade, potencializando a qualidade dos projetos, dando-lhes maior escala e maior impacto social”, diz Jacopo Sabatiello, diretor vice-presidente da AVSI Brasil, a entidade foi responsável pela aproximação das fundações da ArcelorMittal e do Banco do Brasil em torno do projeto.

 

Prêmio Liga Steam: inscrições abertas

Embora as inscrições para o Prêmio Liga Steam terminem dia 28 de junho, não é preciso ter um projeto pronto para se inscrever. Professoras e professores inscritos poderão se preparar com uma exclusiva formação Steam, realizada pela Tríade Educacional, oferecendo condições para a concepção e o desenvolvimento dos projetos com seus alunos, que devem ser apresentados até o dia 9 de julho.

Interessados podem obter mais informações sobre o Prêmio Liga Steam e fazer suas inscrições no site Liga STEAM. Informações podem ser encontradas no vídeo: Prêmio Liga STEAM 2023 – YouTube.

Em 2022, o Prêmio Liga Steam atraiu 1.800 professores que, por meio de seu trabalho em sala de aula, envolveram mais de 30.000 alunos da Educação Básica, resultando na apresentação de cerca de 400 projetos. No ano passado, a vencedora na categoria Ensino Fundamental foi a Escola Municipal Professora Antônia Benedita Eugênio, de Piracicaba, cujos alunos idealizaram um parque público a ser construído em área ocupada por um terreno baldio ao lado da escola e que era usado como lixão. No Ensino Médio, ganhou o Instituto Federal Sul-rio-grandense, de Sapucaia do Sul (RS), com um projeto de hortas comunitárias sustentáveis e de baixo custo.

A abordagem Steam

Steam é uma abordagem educacional que envolve diretamente os estudantes na identificação e resolução de problemas, valorizando o protagonismo e o trabalho coletivo dos estudantes e a aplicação de conhecimentos de diferentes áreas. É muito difundida em países como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido e valoriza a aplicação de conhecimentos integrando habilidades de diferentes áreas. Implementada por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, a abordagem busca formar estudantes da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio para resolução de desafios reais e que construam conhecimentos, apoiados pelo educador, de forma significativa.

  

Sobre as entidades parceiras do projeto

 Sobre a Fundação ArcelorMittal – Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal é responsável por direcionar os investimentos sociais e conectar o Grupo ArcelorMittal a causas relevantes para a cidadania das crianças e jovens brasileiros. As iniciativas promovidas pela Fundação se articulam em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte. Só em 2022, mais de R$73 milhões foram investidos em recursos próprios e incentivados.

 Sobre a Fundação Banco do Brasil – Em 1985, o Banco do Brasil instituiu a Fundação BB para contribuir para a transformação social dos brasileiros e o desenvolvimento sustentável do país. É a principal instituição gestora dos projetos socioambientais apoiados por meio do Investimento Social Privado – ISP do BB e de parceiros, declarada o coração social do Banco do Brasil. Nos últimos 10 anos, foram investidos R$ 2,6 bilhões em 10 mil iniciativas que impactaram positivamente a vida de 6,6 milhões de pessoas. Os eixos de atuação são: Tecnologia Social (eixo transversal), Educação para o Futuro, Meio ambiente e Renda, Saúde e Bem-estar, Ajuda Humanitária e Voluntariado.

 Sobre a Associação Voluntários para o Serviço Internacional – AVSI Brasil – É uma organização brasileira, sem fins lucrativos, constituída em 2007, cuja missão é tornar as pessoas protagonistas de seu desenvolvimento, de sua família e de sua comunidade, por meio de projetos sociais em contextos de vulnerabilidade ou emergência humanitária. É uma organização local vinculada ao contexto internacional por meio da Fundação AVSI, ONG de origem italiana que atua em 39 países, presente no Brasil desde a década de 1980 e que estimulou a criação da AVSI Brasil.

Sobre a Tríade Educacional – É referência na formação docente e na produção de materiais relacionados à educação inovadora, envolvendo temáticas como Metodologias Ativas, Ensino Híbrido e Steam. Seus diretores, Lilian Bacich e Leandro Holanda, são autores de materiais que são bases de propostas de formação nessas temáticas pelo país e têm impactado milhares de educadores e centenas de instituições de ensino nos últimos 10 anos.

 

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