Tecnologia leva mais segurança e novos serviços públicos a bairros distantes do centro

Instalação de fibra óptica no bairro Chácaras Primavera; ao todo São Pedro tem atualmente 80 km de fibra instaladas

Em um mundo globalizado, o acompanhamento da tecnologia é indispensável. E a fibra óptica é considerada a maior evolução na era das telecomunicações, com inúmeras vantagens em relação aos meios convencionais de transmissão de dados.

Para prover mais e melhores serviços de voz, dados e multimídia a todos os cidadãos, a Prefeitura de São Pedro está estendendo essa tecnologia avançada até as regiões mais afastadas do centro da cidade. É o caso dos bairros Chácaras Primavera, Limoeiro, Vertentes das Águas, Chácaras Camargo I e II, Chácaras São Paulo, Graminha, Vista Alegre e Paraíso das Águas.

Ao todo, segundo dados do Sistema Maestro, usado para administrar ações da Secretaria de Saúde, quase 2 mil pessoas serão diretamente beneficiadas pela conexão de ultravelocidade, que viabilizará uma infinidade de serviços públicos aos cidadãos, entre eles o sistema de videomonitoramento.

Doze câmeras com imagens de alta resolução estão sendo instaladas em pontos estratégicos e vão monitorar a entrada e a saída desses bairros para garantir mais segurança às 930 unidades imobiliárias, entre chácaras, terrenos e residências, de toda essa ampla e afastada área. No caso de alguma ocorrência, as imagens captadas serão imediatamente enviadas ao sistema “Detecta”, avançada plataforma do governo de São Paulo que integra bancos de dados das polícias paulistas, como os registros de ocorrência, Fotocrim (banco de dados de criminosos com arquivo fotográfico), cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, dados do Detran, registro de veículos furtados, roubados, clonados e outros relatórios inteligentes para a segurança pública.

Educação 100% inteligente

A Prefeitura de São Pedro também universalizou a tecnologia de telecomunicações na Educação. Após uma primeira etapa de implantação de 22 quilômetros de fibra óptica, a administração municipal agora instalou outros 6 quilômetros de cabo óptico para contemplar também as Emebs “Doutor Celso Silveira Mello” (Vertente das Águas) e “Maria Amélia Pimentel” (Loteamento Floresta Escura). Ambas as unidades escolares já dispunham de internet, porém via rádio. Com infraestrutura óptica, terão acesso a uma tecnologia muito mais robusta e confiável e uma velocidade de transmissão de voz, dados e multimídia, no mínimo, mil vezes maior

Além dos professores e funcionários, aproximadamente 160 alunos das duas escolas serão beneficiados e poderão usufruir, de maneira mais efetiva, de inúmeros serviços já disponibilizados pela Prefeitura de São Pedro, por meio da Secretaria de Educação, como o sistema de salas inteligentes, equipadas com lousa digital, impressora 3D, projetor multimídia e mesa digital

A infraestrutura também vai aprimorar a segurança nas escolas. A Emeb “Maria Amélia Pimentel” dispõe de 8 câmeras de videomonitoramento. Após a chegada da fibra óptica, outras 3 câmeras foram instaladas, inclusive uma que monitora a entrada e saída do bairro Floresta Escura, região ampla, com 325 chácaras, terrenos e residências. De igual modo, a Emeb “Doutor Celso Silveira Mello” teve sua quantidade de câmeras ampliadas, de 4 para 6, inclusive na cozinha, onde, no ano passado, foram registradas algumas ocorrências de furto de merenda e de utensílios.

“Agora podemos afirmar que 100% das escolas e creches da rede municipal de ensino de São Pedro estão contempladas e conectadas ao que existe de mais moderno e avançado em sistemas de transmissão de dados, que é tecnologia de fibra óptica”, disse o prefeito de São Pedro, Thiago Silva.

A chegada da fibra óptica no bairro Primavera também representa um salto de qualidade nos serviços clínicos e médicos disponibilizados pela Unidade Básica de Saúde da região, que no ultimo mês de maio totalizou mais de 600 atendimentos.

Pioneirismo

O município de São Pedro é o primeiro entre todos os 24 de toda a Região Metropolitana de Piracicaba a conectar 100% dos prédios e estabelecimentos da administração municipal à infraestrutura óptica. Ao todo, são cerca de 80 quilômetros de cabeamento óptico instalados pelas ruas e avenidas da cidade. A evolução da rede de dados começou em 2013, já no primeiro ano da gestão Helinho Zanatta, e teve prosseguimento na administração do então secretário de Governo e atual prefeito de São Pedro, Thiago Silva, que acelerou o cronograma de instalação.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima