Tô Aqui – por Karol Mathos: Creatina: para que serve e quais são os benefícios?

 

 

Artesã, designer e estilista, Karol Mathos compartilha suas artes na página Tô Aqui. Nesta edição vamos destacar a qualidade de vida e facilidade para realizar as tarefas diárias, se alimentando naturalmente com aminoácidos: glicina; metionina; arginina.

Olá querido leitor (a) sou a Karol Mathos, paulistana, residindo hoje na linda cidade de Piracicaba, amante do universo artístico, artesã, designer e estilista de modas para bonecas de pano, cantora, locutora, apresentadora e animadora de palco e TV, agora todos os domingos em nossas edições. Hoje vou comentar um pouco sobre a substância que pode ser ingerida, mesmo sem a realização de exercícios físicos. Isso porque seus benefícios vão além desse contexto das atividades físicas.

Se você se interessa por exercícios físicos e busca uma vida mais saudável, é provável que já tenha ouvido falar na creatina. Esse suplemento é bastante consumido por quem faz academia, com a promessa de que melhora os resultados dos treinos. Será que isso é verdade? Para começar a entender, é preciso saber que essa substância é um conjunto de aminoácidos. Apesar de eles serem produzidos naturalmente pelo organismo, na hora de começar a se exercitar, pode ser necessário fazer uma suplementação. Então, o que é e para que serve a creatina? Quais são os seus benefícios? Como tomá-la da maneira certa? A creatina é uma substância produzida naturalmente pelo organismo, sendo formada por três aminoácidos: glicina; metionina; arginina. Ela também pode ser consumida na alimentação, especialmente em peixes e carnes. No entanto, existe como um suplemento, sendo encontrada de forma concentrada.

O armazenamento desta substância ocorre, principalmente, nas fibras musculares e uma parte menor vai para o cérebro. A creatina serve como fonte de produção de energia para as células musculares, de modo que melhora a força e o tônus muscular. Por isso, quem faz atividades físicas frequentes costuma suplementar essa substância. Além disso, ela pode trazer mais qualidade de vida para grupos específicos, como os idosos. No entanto, se você quer tê-la como aliada, é importante ter uma avaliação médica para evitar doses mais altas do que o necessário. Quando isso acontece, há risco de sobrecarga dos rins. Normalmente, a creatina demora cerca de três semanas de uso para começar a fazer efeito, mas é possível fazer um protocolo de saturação para agilizar os resultados. Ele tem como propósito o aumento do estoque de creatina no organismo de forma mais rápida. Nesse caso, os resultados começam a aparecer em, aproximadamente, uma semana.

Ainda assim, é importante destacar que o processo de aumento da quantidade dessa substância armazenada é igual – ele apenas acontece de forma mais lenta ou rápida.Em relação ao ganho de massa muscular, os benefícios aparecem no prazo de seis a oito semanas, a depender das diferenças entre os indivíduos e dos exercícios realizados. De toda forma, é importante contar com um bom acompanhamento médico, para alcançar o melhor resultado possível sem comprometer a saúde. As vantagens de tomar creatina são variadas. Elas vão desde a melhoria do desempenho nos exercícios realizados até o aumento da qualidade de vida. A suplementação dessa substância é utilizada como um reforço contra a sarcopenia, ou seja, a perda de massa muscular. Por isso, é uma aliada de idosos e pessoas em recuperação após a internação ou acamadas. Assim, é possível ter mais qualidade de vida e facilidade para realizar as tarefas diárias.

As pessoas que fazem exercícios físicos precisam recuperar os músculos. Com a creatina, é possível diminuir a inflamação e os danos às células causados por treinos intensos, além de reequilibrar o pH muscular. Todos esses fatores, aliados, ajudam a aumentar a massa magra. A suplementação de creatina, em conjunto com a realização de atividades físicas e a alimentação equilibrada, contribui para a prevenção das doenças crônicas. Isso acontece porque a substância leva ao ganho de massa magra, o que gera a melhoria da densidade óssea. Dentro desse contexto, é preciso destacar a redução do risco de doenças cardíacas. Isso acontece porque a creatina gera níveis mais baixos de homocisteína, que está relacionada a derrames e ataques cardíacos. Os efeitos colaterais da creatina são náuseas, diarréia, cãibras e desidratação. Contudo, isso varia de acordo com o organismo. Além disso, existe a possibilidade de uma possível sobrecarga dos rins e do fígado, quando essa substância é consumida de forma exagerada. Portanto, além do auxílio de um médico, é importante ter atenção à ingestão de líquidos.

A substância, no entanto, não tem calorias, então não engorda. O que pode acontecer é um aumento de peso devido ao crescimento dos músculos. Porém, o corpo fica melhor definido, porque não há aumento da gordura. Para saber como tomar creatina, o ideal é contar com o auxílio profissional. Em média, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) indica o consumo de 3 gramas por dia. No entanto, é possível alterar essa dosagem conforme a sua necessidade. Além disso, pouco importa quando você toma a creatina. Como os efeitos não são imediatos, é preciso fazer um consumo regular, sendo que pouco interfere se será antes ou depois do treino. Outro fator relevante é o fato da maioria dos suplementos serem encontrados em pó. Por isso, é necessário diluir em água ou outra bebida da sua preferência. Se você tomar creatina e não malhar, um dos principais efeitos é o inchaço. No entanto, essa substância pode ser ingerida mesmo sem a realização de exercícios físicos. Isso porque seus benefícios vão além desse contexto das atividades físicas.

Além disso, para quem faz exercícios, mas acaba faltando à academia, a ingestão é indicada devido ao efeito cumulativo. Ou seja, a substância precisa ser armazenada, e isso depende de um consumo regular. Dessa forma, você consegue melhorar a sua saúde e sua qualidade de vida. Afinal, a creatina é uma substância natural e que pode trazer amplos benefícios, desde que seu uso seja prudente e orientado por um bom profissional. A obesidade é uma doença que afeta o corpo como um todo. Por isso, uma dica para cuidar bem dos rins é, também, cuidar do peso. Isso não quer dizer, que você precise ser um grande atleta e viver com o corpo trincado. Nada disso! Tenha um peso saudável, mesmo que algumas gordurinhas ainda estejam por aí. A prática de atividades físicas pode ter muitos objetivos, mas o mais importante deles é, sem dúvidas, a manutenção da saúde. Realizar exercícios pelo menos 3 vezes na semana é uma ótima forma de manter os rins saudáveis. E, aqui, falei sobre qualquer tipo de atividade, como uma caminhada leve, sessões de musculação na academia, pedalar. Escolha o que for melhor pra você!

A pressão arterial e a função dos rins estão diretamente relacionadas. É importante manter uma em dia para que a outra fique ok! Sendo assim, faça consultas periódicas para avaliar como está a sua pressão ou compre um medidor para fazer o acompanhamento sem sair de casa. Caso note alguma alteração por alguns dias seguidos, vá e busque a opinião de um médico. Por fim, uma dica de ouro: aumente a sua ingestão de água. Isso ajudará os rins a funcionar a todo o vapor! A melhor forma de aumentar essa ingestão é mantendo a água sempre por perto de você. E não se preocupe: não é preciso tomar um ou dois litros de uma só vez. Dê pequenos goles ao longo do dia e, quando perceber, terá ingerido o necessário para se manter bem. Mas cuidado! Água em excesso pode ser prejudicial para quem tem problemas cardíacos.

O Tô Aqui de hoje, falou um pouco sobre “Creatina, para que serve e quais são os benefícios?”. No próximo domingo estarei aqui novamente com muitas novidades para você. Obrigada pela gentil atenção dos leitores do Jornal A Tribuna Piracicabana, aos meus ouvintes, fãs e admiradores que me acompanham no rádio, todas as quintas-feiras, ao vivo, às 13h do Brasil e às 17h de Portugal, na rádio Funchal FM, pelo site: www.radiofunchalfm.com, aos amantes da nobre arte das Bonecas de pano KM, no site: www.bonecaskm.com, pelo whatsapp +551197822-3809, e-mail: [email protected] e com muitas novidades no instagram,  www.instagram.com/bonecas_km. Ser fitness não é sobre ter o corpo perfeito, mas sim sobre ter uma vida saudável e equilibrada! Desejo a todos  uma ótima semana. Beijinhos da Karol Mathos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima