HOMENAGEM A JOSÉ CORAL
Ontem (01), em Maringá, durante a inauguração do prédio da Sicredi Dexis, o presidente Wellington Ferreira — que sonhou 38 anos e transformou em realidade o edifício da Avenida Paraná com a Carneiro Leão — fez referências a José Coral (na foto, ao centro, com Fábio Weyre Carini, gerente financeiro da Coplacana, à direita, e o Gerente Regional da Sicredi Dexis, Carlos Henrique Cavalheiro), presidente do HFC Saúde, pela liderança histórica no cooperativismo em Piracicaba e Região. Vários empresários de Piracicaba — como Luiz Carlos Longatto, diretor do Grupo Bom Jesus e conselheiro da Sicredi — estiveram na festa de inauguração do prédio que se tornou um cartão postal da cidade paranaense. Em Piracicaba, a Sicredi possui quatro agências, e várias outras no Leste e Centro Leste do Estado de São Paulo, assim como no Norte do Estado do Paraná.
ENCONTRO
A deputada estadual Professora Bebel (PT) tem encontro com o Instituto Conespi nesta sexta (02), e não ontem (01), como saiu no título da matéria deste jornal. No texto, indica hoje o momento em que os sindicalistas de Piracicaba vão discutir sobre a conjuntura econômica e social do Brasil, de São Paulo e especialmente de Piracicaba. A deputada Bebel foi lançada como pré-candidata a prefeita em 2024.
PP — I
A defesa do vereador Acácio Godoy (PP) no projeto do Executivo para obter o financiamento através do FINISA já seria um prenúncio de que o prefeito Luciano Almeida (PP) iria para o seu partido?
PP — II
Outro edil que deverá corrigir seu caminho é o vereador do Gilmar Rotta (PP), pois vem, sistematicamente, tecendo críticas à gestão do prefeito Luciano Almeida, agora seu companheiro de partido, e votando contra os projetos do Executivo. Gilmar é experiente em política e sabe o que faz.
PP — III
Agora que o tabuleiro político começa a se mostrar mais claramente, este idoso e cansado Capiau, nem tanto experiente, vê que está se formando uma ala mais fortificada à direita, com Luciano Almeida (PP), Alex Madureira (PL) e Helinho Zanata (PSC), ao centro-esquerda Barjas Negri (PSDB) e à esquerda Professora Bebel (PT). É natural isso, mas há muita água pela frente para apagar o foto.
PP — IV
Com isso, a direita chega com muita força para 2024, mas os três nomes devem se compor, senão correm o risco de não chegaram ao segundo turno. São todos experientes os políticos que se enfrentarão as próximas eleições locais. E o vice-prefeito Gabriel Ferrato (PSB)? Perguntar não ofende.
ZANIN — I
Ontem (01), depois do anúncio de indicação do advogado Cristiano Zanin para o STF, foram muitas as manifestações de alegria pelo piracicabano que vai para tão elevado cargo, a maior corte do Poder Judiciário do Brasil. O professor José Machado (PT), que foi prefeito por dois mandatos em deputado federal, ficou emocionado ao telefonar a este Capiau para falar da sua satisfação.
ZANIN — II
Mesmo alguns representantes da direita piracicabana, que é normal porque o atual governo ainda está no quinto mês, criticaram o presidente Lula (PT) pela indicação do seu advogado em tempos difíceis, concordaram com o “orgulho de termos um piracicabano no Supremo Tribunal Federal (STF)”.
NA MIRA – I
O deputado federal Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, entrou na mira da Polícia Federal. Na manhã de ontem, 1o, a Polícia Federal cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão em um
a investigação sobre desvios em contratos para a compra de kits de robótica com dinheiro do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
NA MIRA – II
Conforme divulgado na imprensa, as investigações tiveram origem a partir de uma reportagem da Folha de S. Paulo, publicada em abril do ano passado, sobre as aquisições em municípios de Alagoas, todas assinadas com uma mesma empresa pertencente a aliados de Lira. A PF investiga possíveis fraudes que podem ter gerado prejuízo de R$ 8,1 milhões.
NA MIRA – III
O Capiau, idoso e cansado, está acompanhando com bastante cautela tudo o que está acontecendo na Câmara dos Deputados. Ora parece que o governo está perdendo, ora parece que está ganhando. Mas, em linhas gerais, o que parece – é só impressão deste Capiau, é bom ressaltar – é que o Centrão está com saudade do chamado Orçamento Secreto, o qual vigorou até o governo passado.
NA MIRA – IV
A impressão deste Capiau se baseia no fato, simples, e notório, de que, parece – registro novamente – que as negociações do governo simplesmente não estão surtindo efeito para construir uma base na Câmara dos Deputados. Parece, repito, só parece, que os cargos (sobretudo, em primeiro escalão) e emendas (o que faz parte da relação Legislativo e Executivo) estão desvalorizadas.
SOBRE CARROS
Diante da inércia e falta de sensibilidade do Banco Central em reduzir os juros da taxa Selic, hoje em estrondosos 13,75% ao ano, o que inviabiliza o crédito e financiamentos pelas indústrias, impedindo a retomada do crescimento econômico do país, o ministro Geraldo Alckmin (PSB/SP), de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, que também já governou o Estado de São Paulo por quatro mandatos, anunciou um plano para cortar tributos federais (IPI e PIS/Cofins) sobre os automóveis com valor final de até R$ 120 mil. A ideia é tornar os automóveis mais acessíveis para a classe média e média-baixa e dar um fôlego à indústria automotiva brasileira, e que, que com a redução desses impostos, o valor final para compra possa ser reduzido em até 10% para essa classe de veículos. “A proposta de estímulo é transitória, anticíclica, porque a indústria está com muita ociosidade”, disse Alckmin. Em Piracicaba, quem comemora é Mário Medeiros Neto, presidente do PSB-Piracicaba e presidente da Associação Federal dos Oficiais de Justiça do Brasil (Afojebra).