Destaque Ambiental – Comdema anuncia vencedores do prêmio

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (COMDEMA) anuncia os vencedores do Prêmio Destaque Ambiental, edição de 2023.

A 21ª. edição do prêmio demonstra a evolução ocorrida em relação à conscientização ambiental nos diversos setores do município, destaca Iraci Honda, presidente do Comdema. Os projetos vencedores a importância da educação ambiental, da preservação do meio ambiente por meio da gestão empresarial, da coleta seletiva, do voluntariado e da cidadania.

Os vencedores serão homenageados em um evento especial programado para o dia 16 de junho, às 19h, no auditório da ACIPI. A seguir, um breve resumo dos projetos vencedores:

Vencedores de 2023:

Categoria Cidadão. Vencedor: Dorival Nalin.

Projeto “Praça dos brinquedos de pneus”

Motivado a retirar “lixos” do meio ambiente, começou a arrecadar e recolher pneus velhos, trabalhando artesanalmente para transformá-los em brinquedos eu objetos decorativos para instalá-los em uma praça no Bairro Higienópolis, que estava praticamente abandonada e criar condições para o lazer e convívio social naquele espaço. O objetivo central foi a revitalização ambiental da praça, criação de espaços lúdicos de convivência, lazer e cultura. Os pneus velhos viraram brinquedos, vasos, bancos; uma geladeira quebrada foi transformada em uma biblioteca, onde as pessoas emprestam, doam e devolvem livros diversos voltados aos públicos infantil, juvenil e adultos. Também houve o plantio de 80 árvores frutíferas, diversas espécies de flores e o cuidado permanente com a grama do local, além da proteção de uma nascente. Para realizar este projeto, iniciado em 2021, contou com o Apoio de 27 parceiros, que contribuíram com doações de materiais, recursos financeiros e logística, além de sugestões para o desenvolvimento e aprimoramento do projeto.  A praça ganhou em 2022 o nome da mãe de Dorival ­ – Praça Neyde Theresinha Molon Nalin – em reconhecimento ao trabalho pessoal desenvolvido por este cidadão.

 

Categoria Escola. Vencedor: E.E. Pedro de Mello

A escola encaminhou dois projetos de extrema relevância para a educação ambiental, assim a Comissão Julgadora, decidiu premiar ambos, pois estão conectados com o sistema educacional desenvolvido naquela escola.

Projeto Eletiva Transformers. Com o objetivo de promover a reflexão do indivíduo como cidadão sobre como suas atitudes impactam na coletividade e na transição para sociedade sustentável e como pode modificar o ambiente onde vive, melhorando a qualidade de vida e saúde, foi desenvolvido um projeto inovador, que envolveu cerca de 500 pessoas da unidade escolar e movimentou a comunidade local e familiares dos alunos, para demonstrar a importância da coletiva seletiva e o valor que esses materiais descartados podem ter, por meio da construção de brinquedos, além da atração do projeto, o ’’ODES”, o robô da Eletiva Transformers. O projeto despertou nos discentes a conscientização sobre qualidade de vida, cuidado socioambiental, solidariedade e empatia.

Programa Jovem Tupi – educação integral e ambiental (PJ-Tupi). O projeto teve início em 2017 com do PJ-MAIS (Programa Jovem Meio Ambiente e Integração Social) e a partir de 2019 transformou-se em PJ-Tupi, pois a unidade escolar passou a ser PEI – Programa Ensino Integral e, nesse modelo, todos os discentes (cerca de +400 alunos), semanalmente, durante disciplinas eletivas, desenvolvem ações de Educação Ambiental Crítica e Integral. A sede para a realização de atividades práticas pedagógicas em Educação Integral e Ambiental são os espaços do “Horto de Tupi”, além de formações e capacitações dos profissionais da Educação.  Os alunos contam com metodologias ativas/participativas como: (1) sala de aula invertida, (2) rotação por estações, (3) práticas experimentais, (4) pesquisas de campo ou estudos do meio, (5) produções audiovisuais, (6) apresentação de encenações/teatralizações e demais apresentações artísticas, (7) intervenções estudantis no meio escolar e local, (8) produção de materiais educomunicativos, (9) modelos didáticos de diferentes assuntos, situações e/ou fenômenos, dentre outros, compreendem uma amostra do conjunto de práticas educacionais inovadoras ocorrentes nas 14 (quatorze) disciplinas eletivas existentes na E.E. Pedro de Mello. O projeto reúne fortes parceiros, que compõem uma equipe multidisciplinar integrada pelo Instituto de Pesquisas Ambientais – IPA, ESALQ/USP e grupos de extensão, Núcleo de Educação Ambiental – NEA, Viveiro Municipal, PSF-Tupi (Unidade de Saúde da Família – Tupi), Coletivo Tupi, Rota do Tupi e Rotary Club de Piracicaba.

 

Categoria Empresa. Vencedor Embraeco Empresa Brasileira Ecológica

Projeto EMBRAECO soluções ecológicas.  Motivada em se tornar empresa sustentável, dedicada a fornecer soluções para os resíduos plásticos descartados, a Embraeco Empresa Brasileira Ecológica transformou o processo de reciclagem de plásticos em produtos sustentáveis para o segmento de construção, em substituição ao madeirite e fibrocimento. Cerca de 15 mil quilos de plástico reciclados mensalmente são transformados em telhas, tapumes e placas ecológicas.  Faz, ainda, a logística reversa de seus produtos, transformando-os em novos. Para desenvolver este projeto, conta com recursos próprios e parceria das empresas Café Morro Grande (Piracicaba), que realiza o descarte correto de suas embalagens, e da Micro Master (Cordeirópolis), com o descarte dos refugos de PE ultra de seu processo produtivo.

O projeto é um exemplo do poder transformador do descarte correto de materiais recicláveis e da fabricação de produtos sustentáveis com alto valor agregado.

 

Categoria Terceiro Setor. Vencedor:  SOS RIO PIRACICABA

 Projeto “A pesca esportiva como instrumento de conscientização ambiental e educação socioambiental – Não existe ensino que se compare ao exemplo”.

Iniciado em 2021, o projeto tornou-se uma ação permanente para agregar forças no combate à pesca predatória, principalmente em épocas de Piracema, e na conscientização das comunidades ribeirinhas, na preservação dos mananciais do Rio Piracicaba e de seus afluentes. O projeto consiste em levar conhecimento ambiental às comunidades ribeirinhas e à sociedade em gera, por meio da divulgação de práticas sadias de descarte de lixos, preservação de peixes de espécie nativas e de arrastões ecológicos, que tornam público a imensa quantidade de lixos e materiais poluentes retirados, sendo cerca de 850 kg em cada evento. Realizam ainda o acompanhamento de soltura de alevinos de espécies nativas para o repovoamento, tais como, pacu, curimbatá, piracanjuba e dourado, pela empresa AES Tietê.

Dentro do projeto, realizaram três arrastões ecológicos no Rio de Piracicaba, além de arrastões promovidos em conjunto com o Simapi, AMA e Pira no Plogging.

A realização do prêmio conta com o apoio da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Associação Protetora do Bairro Jardim Santa Rosa, EIAS Consultorias Ambientais e PIRA 21 – Piracicaba Realizando o Futuro e patrocínio das empresas Arcelor Mittal, Mirante e OJI Papeis Especiais.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima