Caldeirão Político

DEPUTADO ALEX COM OS REPUBLICANOS

Na terça (23), o deputado estadual Alex Madureira (PL) reuniu-se com o presidente do Republicanos no Estado de São Paulo, Roberto Carneiro, partido do governador Tarcísio de Freitas. Também participaram do encontro o líder da legenda na Alesp, deputado estadual Altair Moraes, e o ex-deputado estadual Tenente Nascimento. A este, o deputado Alex chama de “o nosso sempre deputado”, e o objetivo foi falar sobre o futuro de Piracicaba, numa alusão direta às eleições locais do ano que vem. “O Partido Liberal (PL), 22, e o Republicanos, 10, trabalharão unidos para promover grandes mudanças e desenvolvimento em nossa cidade”, garante Alex, nas suas redes sociais.

 

AVANTE

Com a liderança do empresário Edvaldo Brito no Partido Avante em nível estadual — recentemente, foi eleito secretário-geral da legenda — este Capiau, idoso e cansado, desconfia que será um dos principais caminhos do prefeito Luciano Almeida (ainda sem partido) para as eleições de 2024. Brito teve boa votação para deputado federal em 2022 e, certamente, virá como candidato a vereador (ou vice?) no ano que vem. A conferir.

 

PSDB

Matéria publicada ontem pelo “Estadão” indica que o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) poderia ter “intervenção” em São Paulo, considerando as debandadas de filiados. E que, com isso, a Executiva Nacional pode intervir na Executiva paulista, para que a sigla tucana siga buscando as eleições de 2024. É certo que o ex-prefeito Barjas Negri — pré-candidato a prefeito declarado — continua no ninho.

 

ISOLADO?

Os críticos e adversários do ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) afirmam, nos bastidores, que o ex-ministro da Saúde de FHC estaria isolado politicamente. Pelo jeito, há um engano nisso, pois o ritmo de pré-campanha do tucano é acelerado, contando com apoio de seus antigos correlegionários, ex-vereadores e edis atuais, para voltar ao Centro Cívico. Seus aliados dizem que a fila para candidato a vice de Barjas já passa de 30.

 

CEL. ADRIANA
A ex-vereadora Adriana Sgrigneiro enviou um vídeo pelo WhatsApp para denunciar que “tem ladrão usando telefone com DDD de São Paulo (011), usando a minha imagem, para pedir dinheiro”, informou. Ela disse que a prática é “golpe” e alertou para “todos ficarem atentos a este tipo de tentativa”. Coronel Adriana ressalta que o seu telefone continua sendo DDD 019, “assim como minhas mídias sociais também continuam as mesmas”, concluiu. Dado o recado.

 

PRESSÃO – I
Após a derrubada do pedido de cassação do prefeito, a Câmara agora pressiona o Executivo a partir de comissões internas. Ontem, 24, o colegiado que apura “possíveis infrações políticas e administrativas” do prefeito Luciano Almeida (sem partido) se reuniu pela primeira vez e apresentou lista dos documentos que analisará e anunciou a convocação da primeira autoridade a ser sabatinada.

 

PRESSÃO – II
Em outra sala, as comissões de Legislação, de Finanças e de Obras se reuniram para pressionar a Prefeitura para que sejam feitas modificações no texto do PL 52/2023, que autoriza o município a contrair um empréstimo de R$ 200 milhões. “Do jeito que o projeto está, não dá”, adiantou Gilmar Rotta. “Se não vier a mensagem modificativa, meu voto é contrário”, disse o parlamentar.

 

PRESSÃO – III
Já no Plenário da Casa, a vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, também ontem, 24, conduziu uma audiência pública em que pediu maior agilidade da Prefeitura na efetivação do projeto de lei complementar 2/2023, chamado de “lei do perímetro”, caso ele seja aprovado na Câmara. O objetivo da proposta é agilizar os processos de análise em projetos residenciais unifamiliares, ou seja, casas construídas em lotes únicos. Pressão de todos os lados.

 

SESC

No estado mais populoso do país, com mais de 46 milhões de habitantes, o Sesc São Paulo, que tem por missão proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida em caráter permanente a toda a população, sejam os trabalhadores, suas famílias e a comunidade, vai inaugurar mais 12 unidades, além de reformar e ampliar a estrutura de outras sete unidades no estado. A estimativa é de que todas as obras estejam concluídas nos próximos dez anos.

 

RISCOS — I

A Defesa Civil Nacional vai promover, nesta quinta (25), às 14h30, um debate on-line sobre o mapeamento participativo para a gestão de riscos de desastres. O evento terá a participação de convidados e especialistas na área e vai destacar a importância da construção de um sistema que envolva toda a sociedade na prevenção de ocorrências.

 

RISCOS — II

O encontro será mediado pelo analista de infraestrutura da Defesa Civil Nacional, Lucas Mikosz, e terá a presença da coordenadora de Baixo Carbono e Resiliência Brasil do Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, Keila Ferreira; da prefeita da cidade de Francisco Morato (SP), Renata Sene, e da gerente de pesquisa e extensão da Defesa Civil do estado de Santa Catarina, Regina Panceri.

 

JUROS — I

Entre fevereiro e março deste ano, a alta dos juros impactou de forma negativa o setor industrial. Por conta das elevadas taxas, 88% avaliam que estão sendo prejudicados e elevando seus custos junto a fornecedores. É o que aponta a pesquisa “Indicador Nacional de Atividade da Micro e Pequena Indústria”, realizada pelo Simpi/Datafolha. É um problema do Banco Central?

 

JUROS — II

O grau de prejuízos causados se manifesta de várias formas, sendo que as dificuldades não se limitam somente entre os empresários, mas também aos fornecedores e o consumidor final. “É uma série de componentes que leva a este cenário. Os juros sobem, consequentemente a matéria prima e os produtos também. A consequência disso tudo é que o salário do consumidor não acompanha, com isso, as vendas diminuem e a economia começa a desacelerar”, avalia Joseph Couri, presidente do Simpi.

 

COM O PREFEITO

Como titular da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) de Piracicaba, Eliete Nunes (primeira à esquerda), esteve na tarde de terça (23), em reunião de trabalho com o prefeito Luciano Almeida e com a titular da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), Euclidia Fioravante. Foram discutidos diversos assuntos sobre a política de assistência e desenvolvimento social no Município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima