PRÉ-CANDIDATA A PREFEITA DE PIRACICABA
A deputada estadual Professora Bebel durante reunião do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), sábado, ao ter seu nome aprovado para ser pré-candidata a prefeita de Piracicaba.
PARABÉNS
Mais uma Festa das Nações, a 38ª, é realizada com sucesso, 86.200 mil pessoas passaram por lá e deixaram uma parte da solidariedade que os mais necessitados contam através das 21 entidades beneficiadas. Parabéns, pois, a toda equipe, na pessoa do prefeito Luciano Almeida (sem partido) e da primeira dama, Andréa Almeida. O evento cresceu, aprimorou os seus serviços, melhorou a sua comunicação e aumentou o número de opções gastronômicas sem perder o seu principal atrativo: a solidariedade.
MR. BEAN
O personagem que interpretou o Mr. Bean, que circulou pelo pub do restaurante inglês durante a Festa das Nações, realmente chamou a atenção por ser idêntico ao ator britânico Rowan Atkinson. Bem humorado, o Mr. Bean quis por várias vezes pentear o cabelo dos servidores municipais Vitor Camilo e Guilherme Valdanha, conhecidos pela calvície notória.
FILIAÇÃO – I
Apesar do frio que se abateu sobre Piracicaba, o clima nos bastidores esquentou no último final de semana, com a possibilidade do prefeito Luciano Almeida (sem partido) anunciar nos próximos dias a qual partido político se filiará. A agitação foi intensa. Tanto apoiadores e a própria oposição estão aguardando a notícia com ansiedade.
FILIAÇÃO – II
O que mais se comenta, nos bastidores, e para qual partido o prefeito Luciano Almeida vai assinar a ficha de filiação. A maioria tem certeza que vai disputar a reeleição — apesar de ter dito que ficaria os quatro anos somente — e, no chute, os Republicanos, partido do governador do Estado, Tarcísio de Freitas, seria o mais indicado. Quem sabe?
CONFIANTE – I
O presidente da Comissão Executiva do MDB Piracicaba, André Augusti, está confiante no cenário político-eleitoral do ano que vem, pelas eleições municipais. “Uma sucessão de movimentos no MDB Piracicaba deve gerar nova reviravolta no cenário eleitoral piracicabano, no que diz respeito a disputa para prefeito nas eleições de 2024. O partido foi assediado por vários nomes expressivos da cidade que visam o executivo”.
CONFIANTE – II
Confiante, Augusti decidiu, junto às Executivas Municipal e Estadual, lançar chapa pura e independente com candidatura própria, além da chapa completa de vereadores. Ele informa, também, que vai usar as melhores armas do MDB, uma delas é o expressivo tempo nas mídias, tanto nas rádios quanto nas propagandas eleitorais nas TVs. “A outra — diz— é que garante que receberá apoio irrestrito da direção estadual e federal, além do apoio dos deputados federais e estaduais do Estado”.
PINACOTECA
São inúmeros os comentários críticos à atuação da administração em relação à Pinacoteca Municipal. Mas o secretário da Ação Cultural, Carlos Beltrame, garante: até julho, estará tudo em ordem no complexo do Engenho Central, com o prédio em ordem, de acordo com as orientações do Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba).
LINHA
Funcionários e frequentadores do Parque Vale das Águas pedem um atenção especial à Prefeitura Municipal: uma linha de ônibus urbano que “venha até o parque”, como escrevem. Os funcionários acabam andando mais de três quilômetros para cumprir suas tarefas. Depois, à noite, a preocupação é maior, por causa dos riscos.
RECICLADOS – I
O deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT) vai promover no próximo dia 23 de maio, às 18h, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), uma audiência pública para apresentar e discutir sobre o seu Projeto de Lei nº 610/2023 que cria a Política Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais, que prevê repasse aos catadores, recicladores e cooperativas que fazem a coleta seletiva e a destinação correta dos materiais recicláveis.
RECICLADOS – II
O evento é aberto à população em geral, aos cidadãos ligados ao setor de reciclagem, catadores autônomos ou de cooperativas, representantes do Poder Público, estudantes e profissionais em geral das áreas de meio ambiente, incluindo mudanças climáticas, educação ambiental, recursos hídricos e saneamento básico.
DELEGADOS – I
O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) quer informações do governo paulista sobre o afastamento de policiais civis por doenças mentais, como depressão, Síndrome de Burnout e ansiedade. Um ofício neste sentido foi protocolado nesta semana, na Secretaria de Estado de Segurança Pública. De posse dos dados, o sindicato pretende abrir discussão acerca do tema e propor políticas públicas de prevenção e de cuidado com a saúde dos trabalhadores da Polícia Civil.
DELEGADOS – II
No documento, o sindicato solicita informações sobre licenças médicas de diversas carreiras (delegados, investigadores, escrivães, entre outras), nos anos de 2021, de 2022 e de 2023, e o quanto deste total se relaciona a tratamento de saúde mental (problemas psicológicos, psiquiátricos, etc). O Sindpesp quer saber, ainda, que tipo de auxílio o Estado oferece no que tange ao acolhimento da saúde mental dos policiais civis. O estado tem até 30 dias para enviar as respostas.
DELEGADOS – III
No Brasil, onde há maior índice de mortalidade dos agentes da Segurança Pública, que lidam com letalidade, insalubridade e risco na linha de frente contra o crime, e com direito a altos índices de adoecimento e os menores índices de expectativa de vida, os policiais estão entre os que têm a pior Previdência Social da América Latina e do mundo, segundo estudo da Associação dos Delegados de Polícia (Adepol) do Brasil.
VISITA
O professor Adolpho Queiroz (Republicanos), a esquerda, em visita à redação de A Tribuna Piracicabana, com o presidente do Clube Filatélico de Piracicaba e Região, Paulo Araripe (centro). Eles foram recebidos pelo diretor Evaldo Vicente, e o tema principal foi o entusiasmo que um grupo de Piracicaba e de cidades da RMP (Região Metropolitana de Piracicaba) com as coleções e estudos sobre filatelia e numismática.