A bulimia se diferencia dos outros distúrbios alimentares pela ingestão exagerada de alimentos seguida de sua eliminação por vômitos auto induzidos, laxantes, jejuns longos ou prática exagerada de exercícios físicos. Comer compulsivamente seguido dessas ‘desintoxicações’ frequentes pode causar graves prejuízos ao organismo da pessoa.
Pessoas com bulimia conseguem esconder o problema por anos devido à pequena variação de peso e pela eliminação do alimento ser uma prática secreta. Mas a culpa e a depressão estão quase sempre associadas. Os mais suscetíveis são os que valorizam o corpo ‘atlético’ (modelos, bailarinas, atletas, etc.)
Geralmente o problema começa na adolescência, pela mesma razão do anoréxico: manter o corpo nos padrões ideais da cultura, explicando a grande incidência em mulheres, porém os homens não escapam.
Sintomas mais frequentes:
- Interrupção da menstruação sem nítido ganho de peso;
- Exagero alimentar (compulsão);
- Vômitos ou uso de drogas para induzir o vômito (ficar longos períodos no banheiro);
- Estranhos rituais alimentares;
- Comer secretamente;
- Obsessão por exercício físico;
- Depressão;
- Abuso de drogas e álcool
Para um tratamento eficaz é necessário o apoio familiar, uma equipe multidisciplinar com um clínico, um nutricionista, um psiquiatra e um terapeuta (individual, de grupo ou familiar).
Um relatório da Organização dos Estados Americanos (OEA) denunciou que muitos problemas de saúde na região se devem à falta de água portável e ao tratamento ineficiente da água de uso doméstico e industrial que é devolvida aos leitos dos rios.
Separei-me há seis anos e não consigo me libertar para me envolver novamente. Estou sempre buscando, mas não acho alguém. Entrei em um site de relacionamento, e procuro bater papo, mas não vira. Tento ver com quem me simpatizo, mas talvez eu não esteja despertando interesse por não ser de muito papo e logo me frustro.
Helen.
Você não deixa claro o motivo da separação e sua questão carece mais elementos. Porém algumas considerações são possíveis.
Você corre um grande risco se deixar sua vida amorosa se congelar no seu ex. Mágoas precisam ser perdoadas, principalmente por você mesma, para prosseguir na vida. Seria medo, mágoa, ressentimento? Isso é importante no contexto.
As tentativas virtuais podem ajudar a ultrapassar certas barreiras. Na ausência física as projeções são maiores e consequentemente nossas idealizações. Por outro lado o encontro pessoal revela, após algumas vezes, que aquele ser não é o que projetamos, e é preciso maturidade nesse momento, a mesma maturidade que necessita para superar a perda de seis anos atrás. Frustração é parte da vida e temos de crescer com elas.
Quando supõe não estar despertando interesse deles, na verdade é você quem está desinteressada, e projeta isso nas possibilidades, não? Em geral a iniciativa é mais cobrada do homem, e uma conversa amigável qual o problema? Não ir com tanta sede ao pote talvez ajude.
Leitor: Opine, critique, sugira temas nesse espaço. Use até 200 toques. Sigilo absoluto.
Blog: http://pedrogobett.blogspot.com/
Facebook: fb.com/psicopontocom
E-mail: [email protected]
Correspondência: Praça José Bonifácio, 799
13.400-340 – Piracicaba/SP – (19) 99497-9430