Câmara – Reunião solene marca o Dia de Combate à LGBTIfobia

Às 19h30 desta quarta-feira (17), no Salão Nobre Helly de Campos Melges, a Câmara Municipal de Piracicaba realiza a reunião solene do Dia Municipal de Combate à LGBTIfobia, proposta pela vereadora Silva Morales (PV), do mandato coletivo A cidade é sua. Serão homenageadas representantes da ONG Casvi (Centro de Apoio e Solidariedade à Vida): Danuta Hilaria Rodrigues, Kacau Marco Vitio, Lígia Maria Leite da Silva e Malu.

Anualmente lembrada em 17 de maio, a data tem como finalidade “a promoção do direito à livre orientação sexual, a valorização da igualdade e da luta contra a LGBTIfobia nos diferentes espaços sociais, econômicos, culturais e políticos da cidade”. É também o 17 de maio o Dia Internacional Contra a LGBTfobia, pois foi nesta data, em 1990, que a OMS (Organização Mundial de Saúde) retirou o termo “homossexualismo” e excluiu a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID).

O Dia Municipal de Combate à LGBTIfobia foi instituído na Casa por meio do decreto legislativo 3/2021, de autoria da própria vereadora, inicialmente denominado de Dia Municipal de Combate à Homofobia. É também a partir de uma proposta da vereadora o decreto legislativo 11/2023, que fez a troca do termo “homofobia” para “LGBTIfobia”. Para a realização da solenidade este ano, a parlamentar apresentou o requerimento 227/2023.

A reunião solene poderá ser acompanhada pessoalmente no Plenário Francisco Antonio Coelho (rua Alferes José Caetano, 834, Centro) ou pelas transmissões ao vivo da TV Câmara, nos canais 11.3 em sinal aberto digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra, no site camarapiracicaba.sp.gov.br/tv e nos perfis no Facebook e no YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima