Festa das Nações – Vereadora pede plano gerencial e para contenção de riscos

Acompanhada por um especialista na área, Rai de Almeida esteve no Engenho Central avaliando o espaço em que, entre 17 e 21 maio, acontecerá a Festa das Nações.

 

A vereadora Rai de Almeida (PT) esteve nesta terça-feira (9) no Engenho Central para inspecionar e avaliar o espaço no qual, de 17 a 21 de maio, acontecerá mais uma

edição da tradicional Festa das Nações de Piracicaba.

A inspeção feita pela vereadora contou com a colaboração do geógrafo Jhonatan Lima – doutorando em Geografia pelo programa de pós-graduação da Universidade Estadual de

Campinas (Unicamp) e integrante do Georisco (grupo de pesquisas Dinâmicas Ambientais, Riscos e Ordenamento do Território) e do Nuped (núcleo interdisciplinar de pesquisas

sobre Desastres), ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Rai de Almeida e Jonathan Lima apontaram durante a inspeção diversos pontos de riscos na estrutura dos barracões do Engenho e em outros espaços externos. Dentre esses problemas, listaram a condição deterioração dos barracões – os quais visivelmente advém de longa data –, que apresentam parte de seu madeiramento podre e seco, estruturas em ferro com ferrugens e trincas profundas nas paredes e até em algumas colunas. Nesse cenário, posteriormente, serão sobrepostas ainda a fiação elétrica que está sendo “improvisada” pelas barracas.

Lima também apontou à vereadora as condições ruins do revestimento da ponte pênsil – com madeiramento irregular e parafusos à mostra, o que aumenta o risco de tropeções e quedas dos transeuntes. Ainda em relação à ponte pênsil, o geógrafo indicou o início de uma pequena erosão na margem do rio Piracicaba, justamente onde se apoiam as pilastras.

Como destaque, no entanto, Jonathan chamou a atenção para uma imensa rachadura na parede do barracão 17 – onde ficam os banheiros. Também no barracão 13, uma das paredes internas está completamente abaulada e inclinada para um dos lados.

“Entendemos que os problemas estruturais que estamos apontando vêm de longa data. Na verdade, não é de hoje que o Engenho Central carece de um projeto efetivo de conservação e restauro. Reconhecemos todo o esforço dos servidores e funcionários que se dedicam diariamente à zeladoria do espaço. O que é louvável. Mas os problemas que afetam o Engenho exigem esforços muito maiores e que estão muito para além daquilo que os servidores podem realizar. É necessário um grande projeto de restauro, competente e capaz de recuperar nosso Engenho”, afirmou Rai de Almeida.

“Estamos pedindo ao senhor Prefeito um plano de contenção e gerenciamento de riscos para a Festa das Nações, que acontecerá na próxima semana. Nesse sentido, estamos também sugerindo a interdição dos banheiros do barracão 17 – e que seja colocado nesse espaço do barracão alguma contenção que limite à proximidade do público nesse setor. Da mesma forma, indicamos que seja feito algum tipo de contenção também em uma das paredes do barracão 13”, informa a vereadora.

“É importante que, para além dessas sugestões e dos laudos para a liberação do espaço para a festa, a Prefeitura atente para um plano de gerenciamento de riscos – e o traga a público”, conclui Rai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima