Eleições – “APEOESP Unida” tem chapa à eleição da entidade

A deputada estadual Professora Bebel é a atual presidenta da Apeoesp. Crédito: Divulgação

 

 

Neste sábado (6), ocorre, na Academia Paulista de Letras, em São Paulo, no Largo do Arouche, 328, a partir das 14 horas, o lançamento da Chapa 1 – “APEOESP Unida”, que concorre à Diretoria Estadual e Conselhos estadual e regionais do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, o maior da América Latina, com 189 mil associados. A eleição acontecerá no próximo dia 26.

Pela primeira vez na história do Sindicato, apresenta-se uma chapa que reúne todas as principais correntes, de variadas matrizes políticas, reafirmando a unidade que vem se construindo e dando o tom da atuação da APEOESP nos últimos anos. A Chapa 1 é a única das três inscritas que está presente nas 94 subsedes e em todos os municípios do estado de São Paulo. A APEOESP vem sendo presidida pela professora Maria Izabel Azevedo Noronha – Professora Bebel, eleita e reeleita desde 2008 e que está no segundo mandato como deputada estadual.

Uma das principais motivações para esta união, cujo caminho foi pavimentado pela instituição da proporcionalidade na composição da Diretoria Estadual de acordo com a votação obtida nas eleições a partir de um patamar mínimo de 10% dos votos, foram os ataques à democracia e os retrocessos que se verificaram nos direitos econômicos, sociais, educacionais e sindicais do povo brasileiro a partir do golpe de 2016, que retirou a presidenta Dilma Rousseff do governo do país. A pandemia e seus desafios também foi motivação para a unidade na APEOESP.

Já nessa ocasião, as correntes que hoje compõem a Chapa 1 – APEOESP Unida, compreenderam que a resistência aos ataques dos governos Temer e Bolsonaro, assim como do governo de João Dória no estado de São Paulo, só seria possível com união e trabalho conjunto. Divergências existem, são debatidas de forma democrática e são também fator de avanço na luta. Prevalece, porém, o objetivo maior. Hoje a unidade continua imprescindível para enfrentar o governo de extrema direita de Tarcísio de Freitas.

Foi essa unidade que permitiu, entre outras, duas grandes conquistas recentes: a prorrogação dos contratos dos professores temporários no final de 2022, evitando em torno de 50 mil demissões e o fim do confisco salarial de aposentados e pensionistas, instituído por João Doria em 2021.

PONTOS — No programa da Chapa 1 destacam-se pontos como a revogação da reforma do ensino médio, contra o atual Programa de Ensino Integral, que é excludente, por escolas seguras, pela revogação da carreira por subsídio e uma carreira aberta, justa e atraente, por concurso público para 100 mil vagas, aplicação correta do piso salarial nacional, não ao fechamento de classes, Atividades Pedagógicas Diversificadas em local de livre escolha e outros itens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima