Encontro – Piracicaba e Santa Bárbara realizam o ‘Bacia Caipira’

O primeiro encontro de 2023 do programa Bacia Caipira foi realizado na quarta-feira, 3, no Horto de Tupi. A realização do programa é das Prefeituras de Piracicaba, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), e de Santa Bárbara D’Oeste, do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e do DAE de Santa Bárbara.

Destinado a grupos da terceira idade das duas cidades, o Bacia Caipira é um programa de educação ambiental e o tema deste ano é Ser humano e Natureza: Responsabilidade, Equilíbrio e Diversidade. Tem como objetivo integrar e proporcionar vivências ambientais, envolvendo temáticas como plantas medicinais, saúde e qualidade de vida, contato com a natureza, observação de fauna e flora.

Durante o encontro, os participantes participaram da Trilha das Águas, seguindo o caminho que vai do lago Marcelo até o ribeirão Tijuco Preto, no qual aprenderam sobre o conceito de bacia hidrográfica e o papel da floresta na formação das chuvas e no combate às mudanças climáticas.

“Para além dos diálogos sobre as questões ecológicas, a visita ao Horto propiciou uma boa troca de histórias de vida dos participantes e suas relações com as plantas e a convivência no campo”, comentou Bruno Fernandes, educador ambiental da Simap.

O pesquisador científico do IPA, Maurício Ranzini, apresentou alguns resultados de pesquisa sobre a qualidade da água do ribeirão Tijuco Preto. “A área é impactada por causas antrópicas, como esgoto doméstico, resíduos industriais, comerciais, fertilizantes aplicados no monocultivo em seu entorno e a ocupação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) por pastagens e cana-de-açúcar. Por outro lado, a Estação Experimental de Tupi tem um papel importante na conservação deste ribeirão”.

Ana Sueli Coelho Prates, participante da Estação do Idoso de Piracicaba, elogiou a iniciativa. “Amei tudo, senti paz, tranquilidade, aprendi muita coisa boa. Excelentes explicações, as pessoas tiveram paciência para responder as nossas perguntas. Gostei também das plantas, da paz e das pessoas que conduziram”, afirmou.

“Achei muito legal. É a primeira vez que participo e achei maravilhoso esse encontro. Foi muito gratificante”, completou Leonice Cristina Ferreira de Mello, do Grupo Vida Nova de Santa Bárbara d’Oeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima