Educação – Escola Passo a Passo recebe revitalização das hortas

Alunos da Escola Passo a Passo voltam a ter a atividade diária de cuidar das hortas; voluntários se mobilizaram para limpar e preparar tudo para o plantio

O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou, no último sábado (29), da revitalização das hortas na Escola Passo a Passo e auxiliou no preparo do cuscuz. A instituição, que trabalha com os alunos acerca da relevância do consumo de alimentos orgânicos, apresentou a continuação do projeto de criação de horta. O projeto conta com a participação dos atendidos e familiares, de forma a desenvolver na prática a importância desse cultivo. A atividade também se fundamenta na metodologia do Currículo Funcional Natural, baseada no princípio de que todos são capazes de aprender, independentemente de seus limites.

De acordo com a escola, o projeto promove o surgimento da criatividade, sentimentos de pertencimento e liberdade, além do aumento das relações entre os membros da família e no âmbito profissional. Igualmente, neste processo, a participação das famílias desempenha um papel primordial no desenvolvimento humano na aprendizagem e na socialização do indivíduo.

Foram revitalizadas na escola quatro hortas feitas de tubo de PVC, quatro pneus e no solo, onde os alunos e seus familiares fizeram o plantio das mudas. O projeto conta com o apoio do Jorge Augusto Calile e Luciane Bombasaro, sócios-proprietários da empresa JBL Consultoria em Agronegócios. A doação das mudas partiu de Isaltino Bicudo Sampaio, proprietário da empresa IBS. “Muito importantes ações como essas, porque os alunos aprendem a valorizar a terra e promove a criatividade”, concluiu o vereador Pedro Kawai

Escola Passo a Passo – A Associação de Pais e Amigos dos Alunos da Escola de Educação Especial Passo a Passo foi fundada em Piracicaba – SP em 30 de agosto de 1989, através de um grupo de pais que compraram a escola e a transformaram em uma entidade de caráter filantrópico, assistencial e educacional, sem fins lucrativos.

Voltada para a promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, tem como objetivo principal propiciar inclusão social às pessoas deficientes, levando em consideração a mudança de paradigma dos conceitos sobre o tema. Antigamente, a deficiência intelectual figurava como demência e comprometimento permanente da racionalidade e do controle comportamental. Essa compreensão contribuiu para a manutenção do preconceito, influenciando pensamentos e atitudes discriminatórias.

A Escola Passo a Passo conta com profissionais preparados para oferecer esse trabalho, ou seja, psicóloga, terapeuta ocupacional, assistente social, pedagogas, professor de Educação Física, cuidadoras e oficineiros, que prestam serviços nas áreas de artesanato para as mães, teatro, artes, capoeira e música. As oficinas são nas áreas de artesanato, culinária, bijuteria, cartonagem, peças industriais, além do Curso Fundamental e projetos voltados para o atendimento às famílias (grupo familiar).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima